Receita divulga apreensões de remessas postais internacionais | aRede
PUBLICIDADE

Receita divulga apreensões de remessas postais internacionais

Houve aumento em 2019 nas apreensões de drogas, partes e peças de armas de fogo, simulacros e produtos contrafeitos em relação ao ano anterior.

Quase 98% das remessas internacionais de pequeno porte que chegam ao Brasil passam por Curitiba
Quase 98% das remessas internacionais de pequeno porte que chegam ao Brasil passam por Curitiba -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Houve aumento em 2019 nas apreensões de drogas, partes e peças de armas de fogo, simulacros e produtos contrafeitos em relação ao ano anterior.

Por volta de 98% das remessas postais internacionais de pequeno porte que chegam ao Brasil são tratadas pela Receita Federal em Curitiba, no Centro Internacional de Curitiba (Ceint Curitiba), localizado em Pinhais. Em 2019, o Ceint Curitiba registrou um recebimento de quase 78 milhões de remessas postais internacionais, com um aumento de quase 12% quando comparado ao número de remessas postais recebidas em 2018. A média mensal ficou em torno de 6,5 milhões de remessas postais recebidas.

Em 2019, foi constatado um aumento de 95% nas apreensões de remessas postais internacionais contendo drogas ilícitas. De 1.558 remessas apreendidas em 2018 esse número praticamente dobrou em 2019, com o registro de 3.037 remessas com drogas.

O aumento significativo das apreensões de remessas postais internacionais com drogas ocorreu devido ao trabalho constante da Receita Federal no aprimoramento da gestão de risco, das ações de inteligência e da integração com outros órgãos federais. Destaca-se também o uso de scanners, o trabalho diário realizado pelos cães de faro da Receita Federal no recinto alfandegado e as ações de capacitação dos servidores da Receita Federal.

Em 2019, além das apreensões de drogas, a Receita Federal registrou a apreensão de 16.379 remessas postais internacionais contendo partes e peças de armamentos (envio fracionado) ou simulacros de armas de fogo, com um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

Já em relação à apreensão de produtos contrafeitos, as 3.118 apreensões de 2019 superaram em 78% as 1.748 apreensões de 2018. Fato este que também aponta para uma melhora da análise de risco por parte da Receita Federal.

Outro dado importante para 2019 foram as apreensões de 12.240 remessas postais internacionais contendo aparelhos bloqueadores de sinal de celular, cuja importação é proibida pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel.

Por fim, foram lançados mais de R$ 67 milhões em impostos devidos relativos às remessas postais que chegaram ao Brasil pelo Ceint Curitiba.

Informações Receita Federal.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE