PF prende três funcionários dos Correios | aRede
PUBLICIDADE

PF prende três funcionários dos Correios

Grupo é suspeito de envolvimento com violação de encomendas, inclusive de pacotes com drogas sintéticas

Imagem ilustrativa da imagem PF prende três funcionários dos Correios
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Grupo é suspeito de envolvimento com violação de encomendas, inclusive de pacotes com drogas sintéticas

A Polícia Federal, com apoio da Gerência de Segurança Operacional dos Correios, deflagrou nesta quarta-feira (9/10) a Operação Holanda com o objetivo de desarticular organização criminosa que atuava no tráfico internacional de drogas e associação ao tráfico no centro internacional de encomendas dos Correios em Pinhais, região metropolitana de Curitiba/PR. 

Policiais Federais estão cumprindo sete mandados de busca e apreensão (cinco em Curitiba e dois em Piraquara) para a coleta de evidências que possam estar relacionadas aos fatos investigados e seus possíveis autores, entre eles dois ex-funcionários de carreira dos Correios e três ex-funcionários terceirizados. Os mandados foram expedidos pela 9ª Vara Federal de Curitiba. 

A presente fase é um desdobramento da Operação Hexa, deflagrada em 28/02/19. Após a análise de material apreendido naquela ocasião, identificou-se que a organização criminosa tinha efetivo foco no desvio, apropriação e venda de drogas sintéticas oriundas de diversas cidades da Holanda ao Brasil no momento da triagem junto ao centro internacional dos Correios em Pinhais/PR, por onde passam todas as encomendas postais internacionais com até 2kg (petit paquet) que chegam ao Brasil.

A suspeita é de que a apropriação ilícita dos entorpecentes ocorria na própria estação de trabalho dos investigados, que identificavam a origem e características dos objetos postais. Se contivessem droga sintética, os pacotes eram interceptados e subtraídos para posterior venda.

As medidas de busca e apreensão cumpridas na data de hoje visam angariar elementos adicionais de prova relacionados aos crimes investigados e delinear o alcance das ações das pessoas relacionadas aos fatos.

Na primeira fase da operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária que foram convertidas em prisão preventiva, pela prática de peculato e associação criminosa. 

Cidades de cumprimento dos mandados: 

Curitiba/PR - 3 mandados de busca e apreensão (MBA); 

Pinhais/PR - 1 mandado de busca e apreensão; 3 mandados de prisão temporária (MPT).

Nota dos Correios:

Os Correios informam que a operação da Polícia Federal realizada nesta quarta-feira (9) consiste na segunda fase de uma investigação iniciada ao final de 2018, em uma ação conjunta entre Correios e Polícia Federal. As imagens veiculadas na mídia referem-se às prisões efetuadas pela PF no começo deste ano, ocasião em que os empregados dos Correios que participavam do ato ilícito responderam a processo administrativo e foram demitidos. As ações de busca e apreensão realizadas hoje ocorreram fora das unidades dos Correios e são resultado do desdobramento das investigações que estão sendo conduzidas pela PF. A empresa reitera que qualquer conduta por parte dos empregados, dissociadas dos padrões e valores defendidos pelos Correios, será apurada e devidamente corrigida.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE