Mobilização nacional pode tornar viável fiação subterrânea em Ponta Grossa
Conselheiro, advogado lembra que discussões na Câmara dos Deputados poderão trazer benefícios ao município
Publicado: 26/11/2025, 02:13

O conselheiro da área da Segurança do Grupo aRede, Jorge Sebastião Filho, acredita que uma mobilização nacional, partindo da Câmara dos Deputados, pode tornar viável a instalação de fiação subterrânea em Ponta Grossa - o debate é referente a uma reportagem especial do Portal aRede. Para ele, esses projetos poderão trazer uma série de benefícios para a cidade.
Confira abaixo a opinião na íntegra de Jorge, advogado, professor, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Ponta Grossa e corregedor-geral da OAB - Seccional do Paraná:
"É indiscutível que a modalidade de fiação e cabeamento subterrâneo é a melhor opção para qualquer cidade que preza pelo bem-estar de sua comunidade.
A fiação subterrânea apresenta uma série de benefícios como a redução da poluição visual, proteção contra intempérie, redução de danos e furtos de cabos, etc.
A rede subterrânea traz mais segurança e conforto para a população em geral e reduz custos de manutenção, além de assegurar a melhor prestação dos serviços que dependem do uso de cabos.
Contudo, trata-se de investimento de alto custo e que demanda tempo razoável para sua execução e implementação.
Tramitam na Câmara dos Deputados dois Projetos de Lei: o Projeto de Lei nº 2963/24 e o Projeto de Lei nº 3988/24, prevendo que as redes de transmissão de energia elétrica, telefonia, dados via fibra óptica e televisão a cabo sejam exclusivamente subterrâneas, estipulando um prazo de 15 anos para que a medida seja executada, independentemente se as redes são operadas pela iniciativa privada ou setor público.
Estes projetos de lei demonstram que a questão não é exclusiva do nosso município e que se trata de um problema nacional que, com a aprovação dos projetos, deverá ser implementada no prazo de 15 anos visando oportunizar planejamento na execução dos trabalhos e equilíbrio econômico nos municípios para fins de implementação destas novas regras.
Ponta Grossa já executou estas obras em algumas avenidas da cidade, restando bastando claro os benefícios gerados por este sistema de cabeamento.
Esperamos que não só Ponta Grossa, mas que todos os municípios do país possam, num futuro próximo, estarem alinhados com estas novas diretrizes".
CONSELHO DA COMUNIDADE
Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.
Conheça mais detalhes dos membros do 'Conselho da Comunidade' acessando outras notícias sobre o projeto.
OUTRAS OPINIÕES
- Desordem na fiação aérea traz risco a saúde dos ponta-grossenses;
- Fiações subterrâneas são necessárias para a Ponta Grossa do futuro;
- Fiação subterrânea é uma prioridade para a população de Ponta Grossa?





















