Pesquisa aponta prefeita Fernanda como favorita para Assembleia em São Mateus do Sul
Ela desponta em primeiro lugar com 51,58% na preferência dos eleitores da cidade, bem à frente do segundo colocado, Emerson Bacil, que vem em segundo com 18,95%
Publicado: 04/12/2025, 17:18

Sondagem eleitoral realizada pelo instituto Ágili Pesquisas e Marketing mostra que no Município de São Mateus do Sul a prefeita Fernanda Sardanha (PSD) é a favorita para a disputa de uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições do ano que vem. Ela aparece em primeiro lugar nas intenções de voto, com ampla vantagem, despontando com 51,58% da preferência dos eleitores locais. Em segundo lugar, bem distante, surge o ex-deputado estadual Emerson Bacil, com 18,95%. O favoritismo da prefeita chama a atenção porque, apesar de despontar nas pesquisas, até então ela nunca havia demonstrando intenção de buscar uma vaga de deputada estadual, o que exigiria, inclusive, que ela renunciasse ao cargo de chefe do Executivo Municipal.
A pesquisa do instituto Ágili – empresa com sede em Londrina – foi realizada no dia 2 de dezembro em São Mateus do Sul. O objetivo foi coletar a opinião dos eleitores quanto à intenção de votos para as eleições de 2026. Para tanto, utilizou uma amostra aleatória de 195 entrevistas pessoais, com eleitores do Município com idade acima de 16 anos. As entrevistas foram realizadas estabelecendo-se quotas de sexo, faixa etária e grau de instrução proporcionais aos dados dos eleitores de São Mateus do Sul, segundo dados publicados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) em junho deste ano.
Conforme a sondagem, depois de Fernanda, que dispara como favorita, e de Emerson Bacil, que aparecem em segundo lugar, o deputado estadual e líder do governo na Assembléia, Hussein Bakri (PSD) é o terceiro nome mais citados pelos eleitores de São Mateus do Sul. Ele surge com 5,26% das intenções de voto para a Alep, seguido de Alisson Wandcheer (4,21%), Professor Lemos (3,16%), Bachir Abas (2,11%), Maria Vitória (2,11%), Reichemback (2,11%), Anibelli (1,05%), Marcelo Rangel (1,05%) e Rafael Felipe Lucas (1,05%). Disseram que não votariam em nenhum desses candidatos um total de 4,21% dos entrevistados. E outros 3,16% não souberam responder.

Aprovação do governo
A mesma pesquisa realizada em São Mateus do Sul, pelo instituto Ágili, também questionou os eleitores do Município sobre como eles avaliam a administração da prefeita Fernanda Sardanha. O resultado é condizente com o favoritismo da prefeita numa eventual disputa eleitoral para uma vaga na Assembleia Legislativa. O governo de Fernanda é aprovado por 74,74% dos eleitores da cidade ouvidos na pesquisa. Apenas 13,68% reprovam a forma a prefeita está administrando o Município. E outros 11,58% não souberam avaliar o governo.

Prefeita não admite candidatura e quer reforçar parcerias
Procurada pela reportagem do Grupo aRede para avaliar os resultados da pesquisa Ágili realizada em São Mateus do Sul, a prefeita Fernanda Sardanha demonstrou entusiasmo como os números. Para ela, o favoritismo numa eventual disputa por uma vaga de deputada estadual em 2026 demonstra o reconhecimento da população ao trabalho que seu governo – já no segundo mandato – vem desenvolvendo nos últimos cinco anos. “Fico muito feliz em saber que a população de São Mateus do Sul aprova o nosso trabalho e gostaria até que eu representasse a cidade e a região na Assembleia Legislativa. Isso mostra que estamos no caminho certo. É um reconhecimento ao nosso esforço contínuo para fazer um governo voltado à realização de obras e serviços que estão transformando São Mateus do Sul, com avanços em diversas áreas”, comenta.
Apesar da vontade demonstrada pelos eleitores, a prefeita Fernanda nunca demonstrou interesse em interromper o seu mandato no Executivo Municipal – que vai até dezembro 2028 – para disputar uma vaga na Assembleia. Ela reforça que a sua intenção é fortalecer a parceria com deputados estaduais que já atuam em favor de São Mateus do Sul, lutando por recursos e outros benefícios para cidade. “Temos compromisso com outros deputados e o nosso projeto é trabalhar para que eles se reelejam e continuem trabalhando por São Mateus do Sul”, assinala a prefeita.





















