Prefeito de Sengés deve ser o próximo presidente da AMCG
Segundo informações apuradas pelo Portal aRede, através das assessorias de imprensa dos municípios, o prefeito irá compor chapa única para assumir a gestão da Associação em 2026
Publicado: 02/12/2025, 18:18

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) publicou o edital de convocação para a eleição da Diretoria Administrativa e do Conselho Fiscal, que estarão à frente da entidade ao longo de 2026. Conforme apurado pelo Portal aRede, através das assessorias de imprensa dos municípios, a eleição deve ter chapa única, com o prefeito de Sengés, Gerson Nunes, como presidente.
Também fazem parte da chapa, o prefeito de Ipiranga, Douglas Modesto, como vice-presidente; o prefeito de Palmeira, Altamir Sanson, como tesoureiro; e a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, como secretária.
A composição será oficialmente anunciada nesta quarta-feira (03), durante reunião ordinária da AMCG, que será realizada em Castro, a partir das 13h30, no Clube União, localizado na Praça Manoel Ribas, no Centro.
A votação será realizada no dia 11 de dezembro de 2025, na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), com primeira chamada às 13h30 e segunda chamada às 14h. Em casa de chapa única, a eleição será feita por aclamação, entretanto, o período de inscrições das chapas segue aberto até esta quarta-feira (03), às 17h, com envio por e-mail ou registro presencial.
A comissão especial responsável pela organização do processo eleitoral é formada pela Presidência da AMCG, pela Diretoria Executiva e pela Assessoria Jurídica, que analisarão os registros das chapas conforme os critérios estabelecidos no estatuto. O edital também define prazos para recursos e impugnações, além das regras gerais de participação, incluindo a exigência de que os municípios estejam em dia com suas obrigações financeiras para votar ou integrar chapas concorrentes.
Prefeitos da AMCG se reúnem para debater ações regionais integradas
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) realiza, nesta quarta-feira (03), mais uma reunião ordinária com prefeitos, prefeitas e lideranças regionais e estaduais. A programação terá início com a participação de deputados e demais autoridades. A pauta inclui temas estratégicos para os municípios, como agricultura, meio ambiente e ações regionais integradas.
Às 10h, o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, fará uma apresentação sobre as ações e programas conduzidos pela pasta. Em seguida, às 10h30, o representante do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Luiz da Costa Souza, abordará o atendimento de animais silvestres e domésticos nos municípios da AMCG, ação que visa ampliar a capacidade de resposta ambiental na região. Na sequência, às 11h, também serão discutidos outros assuntos referentes à Associação.
Atual presidente da Associação destaca diálogo entre os municípios
Para a presidente da AMCG, Dayane Sovinski, a reunião reforça o papel da entidade na integração das políticas públicas e no diálogo contínuo entre os municípios. “A AMCG tem avançado porque atua de forma colaborativa. Cada encontro é uma oportunidade para que os prefeitos debatam demandas reais, alinhem estratégias e construam soluções conjuntas para a nossa região. Estamos honrados em realizar esta reunião em Castro, um município que tem sido parceiro e protagonista no desenvolvimento dos Campos Gerais. Contamos com a presença das nossas lideranças. Agradecemos também ao secretário Márcio Nunes por toda a atenção às nossas cidades.”, afirmou.
Prefeito de Castro destaca ações para o desenvolvimento regional
O prefeito de Castro, Dr. Reinaldo Cardoso, destaca a importância de receber os gestores municipais para um encontro voltado ao desenvolvimento regional. “É uma satisfação receber os colegas prefeitos e autoridades para tratar de temas tão relevantes. Castro tem uma história de liderança nos Campos Gerais e segue comprometida com ações que beneficiem toda a região. Seguimos nos consolidando como um polo regional de desenvolvimento. A reunião da AMCG reforça nossa união e o compromisso com políticas públicas eficientes e integradas.”, disse.
A AMCG reúne 19 municípios e atua como uma das principais instâncias de articulação regional no Paraná, buscando fortalecer a gestão pública e promover o desenvolvimento dos Campos Gerais.
RESUMO
- Chapa Única e Liderança: A eleição para a Diretoria Administrativa e o Conselho Fiscal da AMCG para 2026 deve ocorrer por chapa única, tendo como provável presidente o prefeito de Sengés, Gerson Nunes. A chapa inclui também o prefeito de Ipiranga, Douglas Modesto (vice), o prefeito de Palmeira, Altamir Sanson (tesoureiro), e a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (secretária).
- Anúncio e Votação: A composição da chapa será anunciada oficialmente nesta quarta-feira (03), durante a reunião ordinária da AMCG em Castro. A votação está marcada para o dia 11 de dezembro de 2025, na Acipg, em Ponta Grossa. Em caso de chapa única, a eleição será por aclamação.
- Processo Eleitoral e Prazos: O período de inscrições para as chapas segue aberto até esta quarta-feira (03), às 17h. A eleição é organizada por uma comissão especial e o edital exige que os municípios estejam em dia com suas obrigações financeiras para poderem votar ou integrar as chapas concorrentes.
Com informações: AMCG.





















