Castro aposta na industrialização para ampliar o desenvolvimento
Segundo o prefeito Reinaldo Cardoso, o município busca se tornar um novo polo industrial, atraindo empresas e fortalecendo a capacitação de profissionais através do ensino superior e técnico
Publicado: 30/10/2025, 17:44

O prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso (MDB), ressaltou os projetos para ampliar o desenvolvimento e transformar Castro em um polo regional. O chefe do Executivo Municipal concedeu entrevista ao Portal aRede nesta quinta-feira (30).
De acordo com o prefeito, sua gestão projeta fortalecer a industrialização. "O atual polo, Ponta Grossa, abre espaço para que os municípios da região também atraiam empresas. Não podemos deixar que outras regiões levem nossas indústrias, temos que aproveitar o nosso espaço", disse.
Na sequência, Reinaldo comenta sobre a ampliação da educação superior e técnico. "Temos o projeto de transformar Castro e região em um polo de ensino superior forte no agronegócio e cooperativismo. Temos uma estrutura em Castro para isso, o que atrai também novas indústrias", destaca.
Conforme ressalta o prefeito, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Castro tem implementado inúmeras inovações tecnológicas para beneficiar o desenvolvimento do município. "O Governo do Estado e a Cooperativa Castrolanda estão construindo o Centro de Tecnologia no parque de exposição da empresa, um investimento de R$ 35 milhões, ainda, o Senar trouxe o Centro de Excelência do Leite, com aporte de R$ 40 milhões. A partir de integração com universidades, pretendemos criar um novo centro de tecnologia e inovação, para atender toda a região, fortalecendo o desenvolvimento", conta.
Em sua fala, Cardoso reforça a necessidade de haver um trabalho conjunto entre os municípios dos Campos Gerais. Para ele, através disso, será possível transformar Castro em mais um polo regional de desenvolvimento.
HABITAÇÃO - Somente em 2025, Castro anunciou a construção de 650 novas moradias populares. Do total, 500 serão construídas em parceria com Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e 150 através de um projeto da Itaipu Binacional. "Além disso, já entregamos em torno de 400 títulos de propriedade em março deste ano e já estamos programando para entregar mais de 500 em dezembro. Para regularizarmos as moradias que não estão legalizadas", pontua.
TURISMO - Neste ano, em parceria com outros municípios dos Campos Gerais, Castro lançou o Conselho de Turismo Regional, com objetivo de fortalecer o setor. "Esse conselho já está criando normas e projetos que, a partir de 2026, serão implementados na região. Buscamos uma forma de divulgarmos o potencial turístico que temos. Então trabalhamos em projetos regionais, não apenas para Castro. Temos o 3º maior potencial do Paraná, mas isso não é aproveitado, por isso queremos fazer essa grande mudança para gerar riquezas e empregos para a região", afirma.
FUNCIONALISMO - Durante a conversa, Reinaldo comentou sobre o quadro de servidores públicos municipais, citando uma futura ampliação no número de funcionários através de Concurso Público. "Dentro de 15 dias vamos abrir um novo concurso para suprirmos vagas que necessitam, para todas as áreas da Prefeitura, com exceção da Guarda Municipal, que tem o seu próprio", destaca.
Ainda, o prefeito cita o chamamento já realizado de novos servidores. "Apenas na educação foram mais de 100 contratados, que estavam aguardando suas vagas", completa.
Neste ano, a Prefeitura ampliou em 23,6% os salários dos servidores, além de garantir Vale-Alimentação para todos os setores que compõem a Administração Municipal. "Estamos em um momento muito bom com nossos funcionários, pois garantimos a eles benefícios que esperavam há anos", comenta.





 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
















