Ratinho Junior destaca Guarapuava como Capital do Malte e da Cevada
O governador participou da Festa da Cevada 2025, promovida no distrito de Entre Rios, em Guarapuava
Publicado: 20/10/2025, 15:28

O distrito de Entre Rios, em Guarapuava, recebeu mais uma edição da Festa da Cevada, promovida pela da Cooperativa Agrária Agroindustrial, que celebra a colheita bem-sucedida e expressa gratidão à comunidade. Lideranças políticas municipais e estaduais estiveram presentes para prestigiar o evento, dentre elas, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) participou e destacou o município como a Capital Nacional do Malte e da Cevada.
Maior produtora de malte e cevada do Brasil, Guarapuava é responsável por abastecer com 30% o mercado cervejeiro nacional. Com isso, a cidade passou a ser ponto de referência não só na produção de malte e cervejas artesanais, mas sim, como local propenso à realização de grandes negócios e como destino turístico dos mais proeminentes. Atualmente, são produzidos mais de 100 tipos de cervejas artesanais no Município. Muitos destes rótulos foram premiados internacionalmente por sua qualidade.
No sábado (18), lideranças políticas do Estado e de municípios da região participaram da tradicional Peixada e do Baile Suábio. Estiveram presentes, além de Ratinho Junior, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi, o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, o prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, e a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso.
Em discurso realizado durante o evento, Ratinho Junior ressaltou o Paraná como o maior produtor de cevada do país e Guarapuava como a Capital Nacional do Malte e da Cevada. "Um orgulho pra todos nós, uma alegria de estar participando desta festa tradicional e familiar. Vim aqui, em nome do povo do Paraná, agradecer a Cooperativa Agrária, que tem investido no Estado, auxiliando no desenvolvimento, e que tem incentivado outras cooperativas a também investirem no Estado, nos consolidando como o supermercado do mundo", disse Ratinho.
Segundo o governador, o Estado tem o compromisso de continuar colaborando, facilitando e ajudando a melhorar cada vez mais a infraestrutura do setor.
Conforme destacou o prefeito Denilson Baitala, a festa valoriza o potencial de Guarapuava. "Estive ao lado do governador Ratinho Junior, do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, e de tantas outras lideranças que valorizam o potencial da nossa cidade e da nossa região. Essa é uma festa que traduz o espírito acolhedor e trabalhador do nosso povo, unindo tradição, amizade e gratidão por mais uma colheita bem-sucedida", ressaltou.
O secretário de Estado Guto Silva também colocou o setor como força importante para o agronegócio do Paraná. "A Festa da Cevada é um orgulho de Entre Rios e de toda a região que celebra o campo forte. A união da comunidade e o sucesso da nossa Cooperativa Agrária, faz o agro paranaense ir cada vez mais longe", pontua.
Para Alexandre Curi, o evento celebra a colheita, o esforço coletivo e a força da agricultura paranaenses com cultura, fé e união. "Do jantar típico à dança folclórica, cada momento reforça o quanto a história do Paraná é feita com trabalho e pertencimento", completou o presidente da Alep.
Por fim, Elisangela Pedroso reforçou a importância do cooperativismo. "Um evento que celebra o cooperativismo, a cultura e a força do nosso agronegócio pilares que impulsionam o desenvolvimento do Paraná", finalizou.
RECURSOS - O Governo do Paraná, por meio da Secretaria das Cidades, autorizou R$ 30 milhões em recursos para obras urbanas em Guarapuava, na última sexta-feira (17). São autorizações para licitações da pasta, entre obras de pavimentação de vias urbanas e aquisição de equipamentos rodoviários. O prefeito Denilson Baitala destacou o protagonismo da região central no cenário estadual e agradeceu o apoio do governo. “A região central do Paraná vive um grande momento. É um prazer fazer parte do time do melhor governador do Brasil e ver que o interior está recebendo o reconhecimento e os investimentos que merece”, afirmou Baitala.
Com informações das assessorias de imprensa.