Orli pleiteia obras entre Ivaí e Reserva para auxiliar escoamento da produção | aRede
PUBLICIDADE

Orli pleiteia obras entre Ivaí e Reserva para auxiliar escoamento da produção

De acordo com o prefeito, a falta de infraestrutura é um entrave, que não permite a cidade se desenvolver ainda mais

Pedido foi feito durante a Reunião Ordinária da AMCG, em Ivaí
Pedido foi feito durante a Reunião Ordinária da AMCG, em Ivaí -

João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Durante a Reunião Ordinária da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), realizada na manhã desta quinta-feira (04), o prefeito de Ivaí, Orli de Cristo (PL), destacou a importância do encontro entre lideranças da região, para ajudar no desenvolvimento da cidade.

“Eu aprendo muito com os prefeitos dos outros municípios. No caso de Ivaí, uma cidade que é extremamente agrícola. A nossa agricultura é extremamente importante, pois mais de 66% da arrecadação de Ivaí sai do campo. É a soja, o fumo, o feijão, entre outros”, contou Orli.

De acordo com o prefeito, o cultivo do tabaco, iniciado há aproximadamente 30 anos em Ivaí, ajudou a transformar o município. “Hoje a realidade foi mudada, com o fumo, todas as famílias possuem uma moradia digna no campo, um carro bom e tudo de conforto. Ivaí é forte na agricultura”, complementou.

Ainda na questão da arrecadação, Orli explica que 21% dela provém da indústria, que anda atrelada ao agronegócio. “Temos aqui uma indústria mais forte do que o comércio. Hoje temos na cidade indústrias que geram emprego para nossa população. Como, por exemplo, a fábrica de papéis. Essas empresas são de ivaienses, que querem que seus filhos tenham emprego aqui, que sua família fique aqui”, pontuou.

INFRAESTRUTURA - Por outro lado, Orli citou problemas com a infraestrutura, que acaba atrapalhando o desenvolvimento de Ivaí. “Por exemplo, ainda falta a pavimentação da estrada que liga Ivaí a Reserva. Este é um entrave, que não permite a cidade crescer ainda mais. Temos a PR-487, que vai de Ivaí a Tereza Cristina, que são 75 quilômetros. Este caminho, passando por Reserva, seria apenas de 40 quilômetros”, conta.

Conforme explica Orli, até mesmo o fluxo de veículos, que hoje trafegam do norte ao sul do Paraná, poderiam utilizar o trecho. “A rodovia poderia encurtar em torno de 120 quilômetros de uma viagem do norte do Estado para o sul”, reforçou.

Com isso, de acordo com o prefeito, Ivaí seria beneficiada com mais empregos, indústrias e empresas, o que auxiliaria no desenvolvimento da cidade.

Em sua fala, Orli também cita a Estrada da Boiadeira – PR-487, entre Ivaí e Ipiranga. “O projeto já foi entregue para o Estado e ele irá para licitação. Essa obra melhoria a logística de toda a região, não só de ambas as cidades”.

RECURSOS - Na última segunda-feira (1º), o Governo do Estado do Paraná anunciou recursos para a infraestrutura dos municípios dos Campos Gerais. Ao todo, as cidades da região receberam R$ 541,5 milhões. Os valores detalhados foram anunciados durante a apresentação do Plano Estratégico de Logística e Transporte do Paraná (PELT). 

O município de Ivaí foi contemplado com R$ 4,7 milhões. Os recursos serão destinados a obras estruturantes: como pavimentação e infraestrutura urbana, que receberão a maior porção deste montante; e estradas rurais e maquinaria, principalmente para a área de infraestrutura rural, que deve auxiliar o produtor e a produção rural na região.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right