Prefeitos criam o Conselho de Turismo Regional | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitos criam o Conselho de Turismo Regional

Foi lançando um projeto de desenvolvimento integrado de turismo entre os municípios de Arapoti, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Sengés, Tibagi e Ventania

Prefeitos de vários municípios e lideranças do Estado estiveram reunidos em Castro
Prefeitos de vários municípios e lideranças do Estado estiveram reunidos em Castro -

João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Prefeitos dos Campos Gerais estiveram reunidos nesta quinta-feira (03), em Castro, para lançar um projeto de desenvolvimento integrado de turismo entre os municípios de Arapoti, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Sengés, Tibagi e Ventania

O prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso (MDB), formalizou a criação de um Conselho de Turismo Regional entre esses municípios. 

Estiveram presentes a presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Dayane Sovinski (PSD); o prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda (PL); o prefeito de Tibagi, Rildo Leonardi (MDB); o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro (PL); o prefeito de Sengés, Gerson Nunes (PSD); o prefeito de Arapoti, Irani Barros (PSD); e o prefeito de Ventania; Zélio Bittencourt.

Dentre as lideranças do Estado, participaram o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, e o deputado estadual e 3º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Moacyr Fadel (PSD).

Para Leonaldo Paranhos, a região dos Campos Gerais possui grande potencial turístico. "Precisamos ter a responsabilidade de criar a infraestrutura necessária para fomentar esse setor. Nossa presença no evento é justamente para isso, receber as demandas, os projetos e reivindicações dos prefeitos, para que possamos deliberar e liberar recursos e convênios", complementa.

O deputado estadual Moacyr Fadel comenta sobre a possibilidade de transformar a região em um polo turístico. "Trouxe o secretário para que possamos juntos discutir essa ideia, para fazer um projeto macro, que valorize as boas coisas nos Campos Gerais", destaca.

Em sua fala, o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, destaca as possibilidades turísticas de cada cidade. “Nós temos o turismo religioso, gastronômico, histórico, de aventura e agronegócio, então a região é muito rica e cada município já tem algo pronto, restando apenas fazer essa integração”, afirma.

Conforme explica a importância de órgãos que auxiliem no desenvolvimento do turismo. "Temos entidades fortes aqui nos Campos Gerais que representam o turismo, como a Adetur e a AMCG. Esse Conselho irá trazer um fortalecimento ainda maior, para que possamos padronizar o turismo nos municípios".

Sobre a participação da AMCG no setor, Dayane Sovinski relembra de projetos já em andamento para fortalecer o turismo regional. "A AMCG está muito aguerrida no turismo e cultura. Contratamos uma empresa para visitar as cidades do Campos Gerais, para capturar o que há de melhor em cada uma, para então apresentarmos para o Governo do Estado, Federal e fortalecer a região. Acredito que os Campos Gerais podem se tornar uma vitrine para o Paraná".

O prefeito Juca Sloboda ressalta a participação do Estado para o fomento do setor nos Campos Gerais. "Podemos conversar sobre o turismo, trazendo nossas reivindicações, projetos e sabermos o que o Estado tem a oferecer aos municípios, fortalecendo o turismo da região e Jaguariaíva".

Henrique Carneiro, prefeito de Piraí do Sul, cita o projeto para construir uma infraestrutura adequada para atrair turistas. "Estivemos reunidos para apresentar propostas e nossas demandas em relação ao turismo, para criarmos uma estrutura adequada e fomentar a economia regional".

TURISMO NA ESCOLA - Durante o evento desta quinta-feira, foi realizada a entrega de materiais do projeto Turismo na Escola, para alunos do quarto ano da Rede Municipal de Ensino de Castro. Promovido pela Agência de Desenvolvimento Turístico dos Campos Gerais (Adetur), em parceria com o Governo do Estado e com prefeituras de 11 municípios, o projeto visa integrar o turismo como tema transversal no currículo escolar, com foco na valorização da identidade local e do patrimônio cultural e natural.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right