Curso de Pedagogia de Irati lança livro sobre alfabetização | aRede
PUBLICIDADE

Curso de Pedagogia de Irati lança livro sobre alfabetização

A publicação foi organizada pelas professoras Andréa de Paula Pires e Marta Rosani Taras Vaz

O evento também foi uma oportunidade para discutir o processo de formação do professor alfabetizador
O evento também foi uma oportunidade para discutir o processo de formação do professor alfabetizador -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) realizou o lançamento do livro “Alfabetização e Letramento: políticas, teorias e práticas”, na última sexta-feira (9). O evento no Campus Avançado de Prudentópolis reuniu acadêmicos e docentes, além de professoras da rede básica de ensino.

A publicação foi organizada pelas professoras Andréa de Paula Pires e Marta Rosani Taras Vaz. Ela reúne as discussões da 14ª Semana de Pedagogia, promovida pelo curso no início do ano passado.

A professora Andréa conta que o livro é dividido em três partes. “A primeira traz a discussão sobre as políticas no campo da alfabetização. Na segunda, falamos sobre as teorias da alfabetização e suas práticas e, no terceiro capítulo, nós trazemos a alfabetização num contexto da educação inclusiva”, resume a docente.

O evento também foi uma oportunidade para discutir o processo de formação do professor alfabetizador. A professora Susana Soares Tozetto, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi convidada para ministrar uma palestra sobre o tema.

“É uma profissão que exige uma gama significativa de conhecimentos e saberes. Então a ideia de hoje foi conversar um pouco sobre como essa formação se constitui historica e epistemologicamente, ou seja, quais elementos compõem a organização do trabalho pedagógico, da sala de aula, da escola, de uma maneira geral”, afirma a palestrante.

1º Encontro do Pibid de Alfabetização

Além do lançamento, a noite foi marcada pelo 1° Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Essa é a primeira vez que o programa conta com bolsistas de Pedagogia atuando também em Prudentópolis.

Ao todo, 16 alunos bolsistas estão participando, divididos em duas escolas municipais. “O Pibid em Prudentópolis é uma conquista para nós e uma grande oportunidade para os alunos daqui. Eles estão bem envolvidos, orgulhosos de serem pibidianos. Além disso, as bolsas são um elemento motivador para a permanência deles no curso”, enfatiza a professora Marisa Schneckenberg, coordenadora do subprojeto ‘Alfabetização’ do Pibid.

Executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa é uma iniciativa voltada à inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano das escolas. “No Pibid, o aluno atua na escola por dois anos, então ele estabelece um vínculo pedagógico. É um programa que traz essa ideia de continuidade do processo de formação”, complementa a docente. 

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right