Projeto de iluminação pública da região ganha prêmio nacional
A PPP realizada entre o Conder-PR, da Amcespar, e a Caixa Econômica Federal foi premiado na Bolsa de Valores, em São Paulo
Publicado: 25/02/2025, 18:32

O projeto de iluminação pública do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder-PR), realizado no modelo de Parceria Público-Privada (PPP), recebeu o prêmio de Melhor Estruturação de Projetos Municipais na 4ª edição do Prêmio P3C, realizado na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, nessa segunda-feira (24). A parceria é feita com a Caixa Econômica Federal.
O programa que beneficia as cidades de Fernandes Pinheiros, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares ficou a frente de projetos Centro Administrativo Sustentável de Angra dos Reis (RJ) e a Concessão dos Serviços de Uso Público nos Parques Municipais do Recife.
Estiveram representando Conder-PR e a Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), o prefeito de Rio Azul e presidente da Associação, Leandro Jasinski (PSD), e o prefeito de Irati e vice-presidente, Emiliano Gomes (PSD).
Em sua fala, Jasinski ressaltou a importância da modernização da infraestrutura na região. “Essa grande modernização na questão da iluminação pública é um grande orgulho para todos nós. Ressalto o corpo técnico da Amcespar pela elaboração do projeto e a Caixa Econômica por estar estruturando o programa para atender os municípios e trazer essa infraestrutura”, destacou o presidente da Amcespar.
O prefeito de Rio Azul também comentou sobre como a iluminação pública pode ajudar na Gestão dos prefeitos. “Essa infraestrutura é um dos principais pontos que ajuda o prefeito a cuidar da cidade. Esteticamente deixa as cidades mais bonitas, mas, principalmente, traz muita segurança para todas as pessoas que vivem nessa cidade”.
Já Emiliano destacou o tamanho da conquista do projeto. Conforme explica o vice-presidente, foram cerca de 250 participantes, mas a PPP do Conder-PR foi a premiada. “Ganhamos de Angra dos Reis e Recife, isso mostra a competência do time da Amcespar e a liderança de todo o nosso time. Mostra também o potencial de toda a região Centro-Sul”, celebrou o prefeito de Irati.
Ainda, Gomes destaca que o projeto continuará levando a iluminação para os municípios. “Irati, assim como as outras cidades da região, será contemplada com iluminação de Led na área urbana e na rural, além de parques e praças. Levaremos muita tecnologia para trazer mais segurança e qualidade de vida para a região”, completou.
O PROJETO - A PPP do Conder-PR é o primeiro projeto do setor de iluminação pública estruturado pela CAIXA para um consórcio de municípios no estado do Paraná. Serão investidos mais de R$ 50 milhões durante os 13 anos de duração do contrato da PPP, que prevê a modernização e instalação de novos pontos de iluminação, gerando economia e mais segurança para a população dos seis municípios, que conta com cerca de 114 mil habitantes.
A parceria prevê ainda a instalação de 5 mil novos pontos de iluminação para eliminação dos pontos escuros, atendimento da demanda reprimida e expansão do parque de iluminação pública, que contará com cerca de 21 mil pontos de iluminação ao final do contrato.