Reserva bate recorde de emissões da Carteira Nacional de Identidade
Foram mais de 3,1 mil atendimentos, a média dos anos anteriores não passava 1,2 mil solicitações
Publicado: 10/12/2024, 00:30
O balanço de emissões da Carteira Nacional de Identidade (CNI) no município de Reserva, que desde o segundo semestre de 2023 substituiu o antigo modelo estadual e agora usa os números do CPF como base, foi divulgado na última sexta-feira (6). Foram mais de 3,1 mil atendimentos e o prazo de substituição total termina apenas em 2032, não há nenhum custo na primeira via. A média dos anos anteriores não passava 1,2 mil solicitações.
‘’A procura superou nossas expectativas. Sabíamos que haveria esse aumento, mas estávamos calculando que passaríamos de duas mil, mas com a demanda foi aparecendo e fomos adicionando novos atendidos por dia e chegamos nesse resultado’’, disse Paulo Renó, agente administrativo responsável junto com a também servidora Sinclair Manosso pelos trabalhos.
O agendamento está disponível a partir de meados de fevereiro, de forma presencial, na sala localizada na Rodoviária Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h40 e das 13h às 16h30, o restante do expediente sendo interno. A lista de documentos originais exigidos apenas no dia acordado são as certidões de nascimento ou casamento, em bom estado de conservação, sem rasgos e rasuras, CPF, comprovante de residência e contato de telefone. Os menores de 16 anos devem estar juntos com um dos pais ou responsáveis e apresentar seus documentos pessoais.
De forma virtual, no site da Polícia Civil do Paraná (PCPR) seguindo o passo a passo, somente para quem tem foto colorida na carteira antiga pode participar e a retirada também no local. Outra orientação importante em relação ao tempo, quem fez depois de 2013 pode aguardar os próximos anos.
CUIDADOS - Existem itens proibidos na hora de registrar a foto, como brincos, piercings, colares, óculos, lentes de contato coloridas, chapéus, bonés, boinas, faixas, gorros, capuz ou qualquer outro adereço e vestimenta que dificulte a visualização e a roupa deve ser escura.
No período de 19 de dezembro a 6 de janeiro, a unidade vai ficar fechada ao atendimento ao público, seguindo decreto do Governo do Paraná.
Com informações da assessoria de imprensa.