Educação de Porto Amazonas recebe Selo Ouro de alfabetização
O Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização reconhece a implementação de boas práticas em educação, com foco na alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental
Publicado: 06/12/2024, 14:32
A Prefeitura Municipal de Porto Amazonas, por meio da Educação Municipal, alcançou o Selo Ouro do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA), concedido pelo Ministério da Educação (MEC), como reconhecimento pelos resultados alcançados no campo da alfabetização municipal.
O Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização reconhece a implementação de boas práticas em educação, com foco na alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental, conforme estabelecido pela Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE).
O Selo Ouro é uma certificação concedida às gestões municipais e estaduais que cumprem critérios rigorosos para assegurar a alfabetização de qualidade. E, Porto Amazonas recebeu nota máxima na avaliação do MEC, que incluiu vinte critérios distribuídos em cinco áreas: ações estruturantes e integração com o território estadual, institucionalização da política de alfabetização, implementação dessa política, formação docente e distribuição de materiais didáticos complementares.
Vale a pena destacar que, a conquista do Selo Ouro reforça o trabalho dos professores como referência em alfabetização de qualidade. Reconhecendo que, investir na alfabetização é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento de Porto Amazonas. Tendo sempre como compromisso primordial: manter a educação como prioridade para o crescimento do município.
Essa iniciativa do Ministério da Educação, tem por objetivo reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano.
Para isso, as Secretarias Municipais precisam contar com um articulador municipal da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). Um articulador da Renalfa é um profissional que atua na implementação das ações do programa, com o objetivo de garantir a alfabetização de todas as crianças brasileiras:
- Coordenar e organizar as atividades na escola
- Promover a interação entre a escola e a comunidade
- Prestar informações sobre o desenvolvimento das atividades
- Integrar o programa com o Projeto Político Pedagógico (PPP).
Em Porto Amazonas, a articuladora é a coordenadora pedagógica em atuação no Departamento Municipal de Educação e Cultura, Mariliane Dudziak, e o trabalho que ela realizou como articuladora, permitiu que o MEC nos reconhecesse como ouro na alfabetização.
Ao longo do ano, as escolas implementaram diversas ações que foram determinantes para a obtenção desse resultado. Entre essas iniciativas, destacam-se as diretoras e as coordenadoras pedagógicas em diálogo constante com professores, alunos e pais, proporcionando momentos de planejamento e formação continuada. E, sem perder de vista nunca, professores comprometidos com a alfabetização na idade certa e na recomposição de aprendizagem para todos os alunos, observando e ajustando estratégias pedagógicas conforme as necessidades das turmas sob sua responsabilidade.
Com informações da assessoria de imprensa.