Valorização e novas tecnologias marcam Educação de Ipiranga
Secretária de Municipal Educação, Cláudia Portela, comentou ações e investimentos realizados em modernização e qualificação
Publicado: 23/08/2024, 16:00
A série especial de entrevistas com os secretários de Educação da região dos Campos Gerais e da região Centro-Sul participantes do projeto Vamos Ler - Geração Digital chegou ao quinto episódio nesta sexta-feira (23), às 10h. A entrevistada convidada foi a secretária de Educação de Ipiranga, Cláudia Portela, que abordou diversos temas sobre a gestão da pasta.
Cláudia iniciou a conversa destacando a mudança e evolução acontecida na rede municipal de ensino, com avanços no transporte e na merenda escolar. O papel dos pais também têm sido de extrema importância no processo educacional do município, com grande colaboração no dia a dia escolar.
A valorização do comprometimento dos professores foi outro tópico amplamente destacado pela gestora. “Contamos com inúmeros projetos, e os profissionais abraçam eles prontamente. Investimos bastante em material escolar, livros e projetos. As parcerias que conquistamos também colaboram com todo esse processo. E enxergo que toda essa colaboração externa acontece dentro da escola e não somente devido ao processo fora da escola, mas sim ao comprometimento do professor”, destacou a secretária.
Com um total de 1475 alunos, o município tem apostado na tecnologia para evoluir a aprendizagem dos estudantes. Cláudia explica que a escola não pode ser indiferente a modernidade, precisando estar atenta as novas tecnologias e construindo, através dos meios digitais e mídias, caminhos para inserir as crianças nesse meio, valorizando as novas tecnologias, gerando um resultado na rede de forma geral.
A presença de uma psicóloga também tem gerado frutos positivos, ao realizar a ponte com professores, família e alunos, colaborando com o resultado em sala de aula. “Temos uma equipe especial também, responsável pela integração de toda a rede e cuidado de todos os projetos. Auxiliando os professores a unirem projetos em sala de aula e reforçar a construção do aprendizado”, destacou a gestora.
As obras e investimentos públicos também foram abordados na entrevista, como reformas em processo de licitação, a construção de quadras esportivas, na área de infraestrutura, e também o investimento na formação e capacitação dos professores, com mais de 300 horas de cursos. “Crescemos bastante. Através da colaboração e de todo esse esforço em torno da educação é que atingimos este resultado, mas queremos mais. O trabalho está acontecendo, estamos usando desta modernidade, novas tecnologias, projetos e a aprendizagem está acontecendo”, complementou a secretária.
Vamos Ler auxilia evolução na Educação - O projeto Vamos Ler - Geração Digital também foi tema da conversa, com destaque para o amplo e responsável trabalho realizado há quatro anos em Ipiranga. “É algo natural em nossa cidade, faz parte da escola. Temos um carinho e valorização muito grande pelo projeto. Então há um engajamento muito bom, muito forte, as escolas valorizam muito, abraçam o projeto desde 2021, e os professores buscam esse conhecimento. As videoaulas também ajudam bastante na sala de aula, trabalhando de forma integrada”, enfatizou a secretária.