Avanços estruturais e projetos são destaques no ensino de Rio Azul
Secretária de Educação, Adriana Petreski, comenta estratégias adotadas na rede municipal, resultados positivos em avaliações estaduais, trabalho de qualificação dos profissionais e consolidação do município como destaque na região
Publicado: 21/08/2024, 18:53
A secretária Municipal de Educação de Rio Azul, Adriana Petreski, concedeu, nessa quarta-feira (21) às 10h30, entrevista especial ao Portal aRede, Jornal da Manhã e Vamos Ler - Geração Digital. A participação faz parte da série de entrevistas especiais com os gestores das pastas de educação dos municípios dos Campos Gerais e da região Centro-Sul do Paraná que participam do projeto de educação, mídia e novas tecnologias do Grupo aRede. Quarta convidada a participar da série especial, a secretária de Rio Azul visitou os novos estúdios do Portal aRede para comentar as ações e práticas desenvolvidas na rede municipal de ensino.
A entrevista iniciou abordando um número de destaque atingido pelo município de Rio Azul: a maior nota na Prova Paraná Mais entre os municípios do núcleo da região de Irati. “Essa é uma nota que se deu por um trabalho que foi muito focado nas nossas crianças de primeiro e segundo ano e pelo trabalho duro dos nossos professores”, destacou a gestora.
O detalhamento de estratégias que contemplem as necessidades das instituições escolares do município também foi pauta da conversa. A secretária citou que atualmente existem mais de 98 linhas no transporte escolar no município, e que devido às especificidades da cidade, como o início das aulas em diferentes horários, foi necessária a adequação do transporte. Um dos principais motivos, foi a necessidade de trazer crianças que necessitam de contra-turno, para realizar as atividades de reforço escolar.
Vamos Ler destaca extenso trabalho - Um dos pontos destacados pela secretária durante a conversa foi o amplo trabalho realizado pelo Vamos Ler - Geração Digital em Rio Azul. Iniciado em 2024, o projeto conta com ampla aderência das escolas municipais. Com foco no trabalho com turmas do quarto ano, dezenas de educadores e centenas de alunos participam com afinco da iniciativa do Grupo aRede. “A visibilidade que o projeto dá as nossas escolas, ao trabalho dos nossos professores e crianças é muito importante. Motivando cada vez mais os personagens do ambiente escolar a se empenhar nas mais diversas atividades”, comentou gestora.
Outro destaque apontado por Adriana foi a liberdade oferecida aos profissionais da educação e a participação efetiva da comunidade escolar na formação dos alunos. “Nossos educadores trabalham onde eles querem trabalhar. E temos também a importante contribuição dos pais, que são muito atuantes em nosso município. Isso demonstra que a família está trabalhando junto conosco neste processo de desenvolvimento educacional das crianças”, comentou.
Por fim, a secretária projetou o fim de ano na Educação do município, entendendo já se tratar de uma etapa positiva, devido à consolidação do trabalho. Adriana destacou a divulgação dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), onde Rio Azul também registrou alta em sua nota, passando de 6,2 para 6,5. “Apesar de notarmos este avanço, queremos crescer ainda mais. Temos muitos projetos em desenvolvimento e queremos levar todo o suporte a parte dos profissionais, assim como inicialmente realizamos este trabalho focado nas crianças”, complementou.