Educação dos Campos Gerais supera média nacional do Ideb
O município de Castro lidera o ranking na região e se consolida como um dos que têm a melhor educação dos Campos Gerais
Publicado: 15/08/2024, 19:02
A região dos Campos Gerais alcançou números significativos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgados em Brasília nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Conforme dados obtidos pela equipe do Portal aRede e Jornal da Manhã, a região atingiu uma nota média de 6,4, ficando abaixo da média estadual de 6,7, mas acima da média nacional de 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental, que compreendem do 1º ao 5º ano. O Ideb é um indicador criado pelo governo federal para avaliar a qualidade do ensino nas escolas públicas, oferecendo um panorama da situação da educação básica no país, permitindo comparações de desempenho entre escolas, municípios, estados e regiões.
Outro destaque é que as escolas da região alcançaram um índice de aprovação de 97,6% no ensino fundamental, atingindo a meta estabelecida pelo Governo Federal. Os dados foram celebrados pelo secretário de Educação do Estado do Paraná, Roni Miranda Vieira, que afirmou que o modelo de educação do estado é um exemplo para todo o país, e os dados apenas corroboram essa afirmação. "O resultado é fruto de um conjunto de ações, como investimento em tecnologia, conectividade, material de apoio aos professores e estudantes, formação para os professores e uma gestão voltada para o resultado", afirmou Roni. O secretário de Educação também agradeceu aos professores, pedagogos, funcionários, diretores, equipe da secretaria e equipes dos núcleos regionais de educação pelo trabalho realizado.
DESTAQUE - Vale comentar que a cidade de Castro superou as expectativas estaduais e nacionais e alcançou a maior nota entre os municípios da região no Ideb de 2023. O município obteve 7,4 de um total de 10 pontos possíveis. O prefeito interino de Castro, Neto Fadel (PSD), comemorou a conquista em vídeo publicado em suas redes sociais. "Uma grande notícia para Castro, com a divulgação dos dados do Ideb de 2023 colocando o município como tendo uma das maiores notas", afirmou.
A nota de Castro é também superior à média nacional, que foi de 5,9. O município também superou a média estadual, que foi de 6,2. A secretária de Educação, Rejane de Paula Nocera, destacou o trabalho conjunto de toda a rede municipal de ensino para alcançar o resultado. "É um trabalho desenvolvido há muito tempo. Acredito que talvez o diferencial sejam essas formações específicas, pensando também nesses nossos professores dos quintos anos e talvez o engajamento na rede", disse.
Nocera também destacou a importância do envolvimento das equipes gestoras, professores, pais e alunos no processo. "É um sentimento de que tudo o que foi planejado, um trabalho sério, um trabalho com metas, a gente trabalhando com evidências, isso daí é consolidar um trabalho que não é feito em um ano nem dois, é o trabalho de uma rede mesmo", afirmou.
NACIONAL - O Brasil alcançou a meta nacional para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, atingindo 6 pontos. Apesar de ter alcançado 5 pontos nos anos finais do ensino fundamental, o Brasil ficou abaixo da meta estabelecida para o período de 2007 a 2021, que era de 5,5 pontos. O ensino médio também apresentou desempenho inferior ao esperado, com 4,3 pontos, enquanto a meta era de 5,2 pontos.
DETALHES - O Indicador é calculado a partir da combinação de dois componentes: o fluxo escolar, que representa a taxa de aprovação dos alunos, e o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala. Segundo o MEC, o desempenho é medido por meio de provas padronizadas, como a Prova Brasil e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avaliam as habilidades dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática.