Lideranças se reúnem para discutir pedágios nos Campos Gerais
Representantes das duas concessionárias e Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná estiveram presentes na reunião
Publicado: 14/08/2024, 18:59
As lideranças da região dos Campos Gerais reuniram-se com o Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, bem como representantes da EPR Litoral Sul e Via Araucária, concessionárias do pedágio, para debater as demandas de logística e infraestrutura da região. A reunião apresentou o andamento das obras, bem como o cronograma de investimentos, além de esclarecer as dúvidas dos chefes do Executivo referentes ao início das operações na PR-092, importante via de escoamento dos Campos Gerais, além de ser extremamente importante e estratégica para a economia paranaense.
Entre as discussões, foram abordados o avanço das obras e o cronograma para cada região e cidade contempladas. A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PL), participou do encontro e destacou que a pavimentação da marginal de entrada de Carambeí, com valor de R$ 3,1 milhões, é uma das prioridades para melhorar a logística local. “Já acompanhamos o projeto e, por meio de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado do Paraná, também a verba. Agora, precisamos da anuência da nova concessionária de pedágio, responsável por essa faixa de domínio”, afirmou.
RODOVIA - Segundo a concessionária EPR, em resposta ao Portal ARede e ao Jornal da Manhã, o cronograma prevê o início das operações na PR-092 já no próximo dia 28 de agosto. Vale destacar que o local nunca passou por uma concessão, o que gerou dúvidas entre as lideranças das cidades pelas quais o trecho passa. No entanto, a concessionária responsável afirmou que segue à disposição. A partir do dia 28, os usuários terão acesso ao atendimento com guinchos para veículos pesados e veículos leves, caminhão-pipa, caminhão de resgate de animais e veículos de inspeção de tráfego. Além disso, estarão à disposição três ambulâncias para atendimento de emergência, com apoio médico e de profissionais da saúde.
O presidente da empresa EPR, Marcos Moreira, também falou sobre o assunto, ainda na época do anúncio, e afirmou que os investimentos serão frequentes no local. “Promoveremos investimentos significativos na rodovia e segurança para os usuários. Já conquistamos melhorias importantes nos demais trechos sob concessão e agora é o momento de proporcionarmos qualidade na PR-092”, comenta o diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira.
FISCALIZAÇÃO - Ao mesmo passo, a Frente Parlamentar da Engenharia e Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Paraná promoveu, na terça-feira (13), uma reunião para discutir os métodos de fiscalização das novas concessões de pedágio no Paraná. O encontro reuniu representantes de órgãos de controle, do setor produtivo e entidades de classe, visando tornar o acompanhamento dos contratos mais efetivo e garantir a execução das obras e a qualidade dos serviços. A reunião ampliou o conhecimento sobre as metodologias e planos de ação que serão utilizados para fiscalizar as obras e os serviços das concessionárias de pedágio.