Cidade da região integra teste do 'Defesa Civil Alerta'
O Defesa Civil Alerta é um novo mecanismo de envio de alertas e recomendações de autoproteção em situações de desastres
Publicado: 11/08/2024, 17:44
O primeiro alerta do novo sistema de Defesa Civil, o “Defesa Civil Alerta”, foi enviado neste sábado (10) para 11 municípios brasileiros, incluindo União da Vitória, no Paraná. O sistema, que está em fase de testes por 30 dias, utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas sonoros, mesmo em celulares em modo silencioso.
A iniciativa visa melhorar a comunicação em situações de risco de desastres, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros. O alerta é enviado para todos os celulares compatíveis com a tecnologia de transmissão via celular com cobertura móvel 4G ou 5G, localizados em áreas de risco mapeadas pela defesa civil.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou a importância do projeto-piloto: “Os testes vão nos dar garantia para liberar o sistema para todo o Brasil. Após o projeto-piloto, todos os estados e municípios que demandarem interesse em implementar e usar a tecnologia vão passar por treinamento, capacitação e certificação da Defesa Civil Nacional. A intenção do Governo Federal é ter todos os estados e municípios com o sistema”, afirmou.
O ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, também comemorou o lançamento do sistema: “Os gaúchos se perguntam o que está sendo feito para que, no caso de uma situação de desastre semelhante, as consequências sejam diferentes. O Defesa Civil Alerta é uma resposta concreta para isso”, concluiu.
O Defesa Civil Alerta é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e quatro grandes operadoras de telefonia. Após o período de testes, o sistema será implementado de maneira gradativa no restante do país.
Com informações de Agência Gov.