'Oscar do Leite' premia empresas durante o Agroleite 2024
Na cerimônia realizada pela Cooperativa Castrolanda, estavam presentes os representantes das três empresas finalistas em cada uma das 15 categorias do prêmio
Publicado: 08/08/2024, 15:49
O Memorial da Imigração Holandesa foi palco de mais uma edição da cerimônia de premiação do Troféu Agroleite na noite desta quarta-feira (07). O prêmio é considerado o mais importante do setor leiteiro nacional e por isso chamado de “Oscar do Leite”.
Na cerimônia realizada pela Cooperativa Castrolanda, estavam presentes os representantes das três empresas finalistas em cada uma das 15 categorias do prêmio, patrocinadores diamante e ouro do Agroleite 2024. O Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Natalino Avance de Souza, o Prefeito Municipal de Castro, Neto Fadel, e o Coordenador do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (SEPARTEC), José Maurino Oliveira Martins, acompanharam a cerimônia.
O Presidente da Castrolanda, Willem Bouwman, abriu os pronunciamentos da noite e fez questão de enaltecer as empresas finalistas do troféu, pois acredita que as indicações são resultado do bom trabalho que estão desenvolvendo a campo. “Assim como o Agroleite, a confraternização desta noite é importante porque reúne pessoas interessadas em fazer o melhor pela pecuária leiteira, essa atividade que tanto nos orgulha. Essas conexões são fundamentais para elevar a competitividade da cadeia”, destacou.
Pensando justamente na importância dessas conexões, a fala do Diretor Executivo da Castrolanda, Seung Lee, que falou na sequência, apresentou aos presentes a ideia da criação do Parque Tecnológico Agroleite, que está sendo desenvolvida com auxílio de órgãos do governo estadual e municipal e entidades. Lee mencionou que a Castrolanda visitou Parques Tecnológicos nos últimos anos buscando inspirações para inovar e resolver problemas cada vez melhor e mais rápido.
“Percebemos a oportunidade de formalizar nosso espaço como um Parque Tecnológico. Nossa expectativa é que com isso possamos atrair e abraçar cada vez mais empresas, startups, centros de pesquisa e entidades promotoras de inovação de maneira geral”, destacou o diretor.
Convidado a falar, o Coordenador do SEPARTEC, José Maurino Oliveira Martins, enfatizou que a cadeia do leite daqui a 20 anos será resultado daquilo que for feito agora e destacou as oportunidades que os parques trazem para as regiões em que são implantados. “Se nós colocarmos um Parque Tecnológico aqui algumas coisas vão acontecer, como reter talentos, nossos jovens não precisam sair da região porque aqui teremos trabalho e emprego de qualidade”, ressaltou Maurino.
HOMENAGEM - Ao final da cerimônia a Castrolanda realizou a entrega do Troféu Agroleite Honorário para Leila Dione Marques Gomes – in memoriam. Esta categoria não está contemplada nas categorias submetidas ao voto popular e é concedido pelo Comitê Organizador a uma personalidade pelo desempenho cujo esforço reflete a sua contribuição para a cadeia leiteira.
Através da entrega do troféu, que foi recebido pelo esposo Eduardo Marqueze Ribas, a Castrolanda e o Agroleite, homenagearam a cofundadora do Agroleite e idealizadora do Castrolanda Expo Center, um ato para registrar a gratidão e reconhecimento por tudo o que a Leila construiu para a Cooperativa Castrolanda.
RESULTADO - O evento seguiu para a entrega das premiações da noite, era visível a expectativa dos indicados. Os vencedores foram: Genética: Alta Genetics; Nutrição: Nutron; Saúde Animal: MSD; Embalagens: Tetra Pak; Sementes: Pioneer; Ordenha e Refrigeração: GEA; Máquinas e Equipamentos: New Holland; Produtor de Leite: Fazenda Colorado; Agente Financeiro: Sicredi; Laticínios: Piracanjuba; Bem Estar: MSD; Associação de Produtor: Associação Brasileira de Produtores de Leite; Pesquisa e Desenvolvimento: Embrapa Gado de Leite; Personalidade do Ano: Geraldo Borges, Presidente da Abraleite; e Mídia: Milk Point.
Com informações da Assessoria de imprensa.