Orli é oficializado como candidato à reeleição na Prefeitura de Ivaí
Evento ocorreu na noite desta quarta-feira (31) e também confirmou Marcelo Nass ao cargo de vice na chapa
Publicado: 31/07/2024, 19:34
O atual prefeito de Ivaí, Orli de Cristo (PL), confirmou sua candidatura à reeleição no município em evento realizado na noite desta quarta-feira (31) no Centro do Idoso. A convenção reuniu os partidos União Brasil, Partido Liberal, Progressistas e Podemos, além de diversas lideranças da região dos Campos Gerais que declararam apoio à chapa encabeçada por Orli, que ainda confirmou Marcelo Nass (PP) como candidato a vice-prefeito nas eleições municipais de 2024.
Durante o discurso, o prefeito e candidato à reeleição destacou a parceria que tem com as lideranças da região e todos os servidores da Prefeitura. "Sozinho, não chegaria a lugar nenhum. Por exemplo, a equipe da Prefeitura hoje é composta por muitas pessoas, que considero como uma família porque todos estão trabalhando com imenso empenho e vontade. Estou muito feliz pelo que aconteceu nos onze meses de Ivaí. Trabalhei como vice-prefeito em Ivaí, contribuindo com a construção do hospital municipal e apoiando a administração. Apesar de trabalhar em uma lavoura e ter um sítio, sempre estive presente na prefeitura, ajudando e votando", afirmou Orli de Cristo durante o evento.
PROJETOS - Em entrevista realizada pelo Portal aRede e Jornal da Manhã ainda no ano passado, o atual prefeito da cidade já havia destacado seus principais projetos, como a conclusão da construção do novo Hospital Municipal Vicente Grochoski, que foi um avanço na saúde durante sua atual gestão. A estrutura moderna atende não só à população de Ivaí, mas também à microrregião.
GALERIA DE FOTOS
Nos últimos anos, a Prefeitura também está focada no fomento da geração de empregos. Existem terrenos aptos a receber a instalação de novas indústrias, e já há contatos de empresas interessadas. A administração também adota políticas de incentivo à geração de novas vagas, como a oferta de cursos de qualificação.
HISTÓRICO - Nascido em Ponta Grossa em 1972, a carreira política de Orli no Executivo municipal já teve diversas reviravoltas após as eleições de 2020. Isso porque o atual chefe não se candidatou ao cargo de prefeito, mas sim a vice. Ele acabou tendo que assumir a cadeira após Idir Treviso falecer devido à complicação de um problema de saúde ainda enquanto estava internado. Desde então, ficou à frente da Prefeitura Municipal.
REGISTRO - Após a escolha do candidato, as legendas têm até 15 de agosto para registrar os nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral de cada município. O registro de candidatura é feito por meio de um sistema eletrônico chamado 'CANDex' e será analisado pelo juiz da zona eleitoral da cidade na qual o candidato concorre. Se o juiz constatar a falta de algum documento, poderá pedir que o partido resolva a pendência no prazo de três dias. Caberá ao magistrado decidir se defere ou indefere a candidatura. Se o registro for negado, o candidato poderá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
CONVENÇÃO - As convenções são realizadas pelos partidos políticos e funcionam como uma eleição interna para definir os candidatos que concorrerão nas eleições municipais. A legislação eleitoral dá autonomia aos partidos para definir a estrutura de organização das convenções, que podem ser feitas presencialmente ou de forma híbrida (presencial e virtual). A eleição interna é feita por meio de votação dos filiados nas chapas que se inscrevem para os cargos que estarão em disputa. O número que os candidatos usarão na urna eletrônica também deve ser definido na eleição interna.