Cooperados da Frísia recebem certificação de sustentabilidade
Oito produtores estão aptos a fornecerem o milho waxy para uma empresa que desenvolve matéria-prima usada na fabricação de produtos para o consumo humano
Publicado: 22/07/2024, 18:40
A sustentabilidade, que é um dos valores da Cooperativa Frísia, se tornou uma exigência do mercado, que a aplica na fabricação de produtos para o consumo humano. Assim, oito cooperados receberam a certificação FSA (Farm Sustainability Assessment ou Avaliação de Sustentabilidade Agrícola, em português), estando aptos a produzir milho waxy de forma sustentável.
A analista da Frísia, Priscila Azevedo, explica que um cliente da cooperativa exigiu a certificação dos cooperados para todo o milho fornecido à empresa. “Ela usa o milho waxy para a produção de outros produtos, como emulsificante, por exemplo, ingrediente usado na fabricação de xampu, pasta de dente ou mesmo alimentação infantil”, conta.
Os cooperados receberam a certificação em Tibagi (PR), em maio, em um evento realizado pela cooperativa. Na ocasião, foram entregues troféus em reconhecimento ao compromisso com a produção sustentável de milho.
Para a obtenção do certificado, conta Priscila, eles passaram por um checklist completo. Na avaliação, é feita a revisão documental e de procedimentos, entrevistas com colaboradores e stakeholders, avaliações das práticas agronômicas, de sustentabilidade e sociais. Também é analisada a infraestrutura, como área para higienização, distanciamento do local de abastecimento, entre outros.
PROGRAMA FAZENDA SUSTENTÁVEL FRÍSIA- A cooperativa, pelo Programa Fazenda Sustentável Frísia, realiza um diagnóstico inicial, um plano de ação e mentorias para implementar as melhorias propostas. A certificação é dividida nos níveis Bronze, Prata e Ouro. Dos oito cooperados, dois deles conquistaram o nível Prata e o restante, Bronze.
“Pelo Fazenda Sustentável, é feita uma auditoria para criar um diagnóstico com o intuito de conhecer o potencial do cooperado para a certificação. Ele faz as mudanças necessárias na propriedade para, assim, subir de nível”, destaca a analista.
O Fazenda Sustentável Frísia oferece serviços para melhorar a gestão das propriedades rurais, incentivando boas práticas ambientais e trabalhistas. A equipe orienta os cooperados na adaptação de suas propriedades para obter selos e certificações de sustentabilidade, aumentando a competitividade no mercado.
SOBRE A COOPERATIVA FRÍSIA- Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e no Tocantins, em 2023 produziu 334,7 milhões de litros de leite, 1 milhão de toneladas de grãos, 73,5 mil toneladas de madeira e 26,6 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 1.084 cooperados e 1.272 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais clicando aqui.
Com informações: assessoria de imprensa.