Caminhão atropela cavalo e derrama carga corrosiva na BR-373
Acidente aconteceu na noite desse domingo (14), no km 248, em Guamiranga, nos Campos Gerais
Publicado: 15/07/2024, 07:38
Um acidente envolvendo um caminhão e um cavalo, na BR-373, no km 248, em Guamiranga, nos Campos Gerais, mobilizou, na noite desse domingo (14), equipes da concessionária de pedágio Via Araucária, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo informações do 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI), após a colisão ouve o vazamento de cerca de 1.200 litros de produto perigoso corrosivo no solo, a princípio sem atingir corpo hídrico. Avaliação do local será realizada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAT) nessa segunda-feira (15).
Devido ao vazamento do produto, houve necessidade de evacuar a área, com a retirada das pessoas que estavam próximas ao local. A pista foi totalmente interditada, interrompendo o fluxo de veículos em ambos os sentidos.
Os produtos transportados pelo caminhão ofereciam riscos no caso de contato direto e as vias aéreas no caso de inalação dos vapores corrosivos, podendo liberar gases inflamáveis e reagirem violentamente com a água. Por este motivo e diante da avaliação da situação e constatação da impossibilidade de conter o vazamento proveniente de recipientes IBC localizados no interior do caminhão, foi realizada uma piscina de contenção para buscar evitar a dissipação do produto para o meio.
Assim que o vazamento cessou, a PRF efetuou a retirada do caminhão para um local próximo fora da pista de rolamento.
Devido ao impacto da colisão, o cavalo morreu no local.