Carambeí será polo de produção de biometano da Compagas
Cidade dos Campos Gerais receberá primeira usina para produção de gás renovável a partir de dejetos do polo leiteiro
Publicado: 24/06/2024, 15:41
A Compagas anunciou um investimento de R$ 505 milhões para os próximos cinco anos, com foco na expansão do uso de biometano em sua rede de distribuição. Um dos destaques é a parceria com a empresa H2A, que construirá uma usina em Carambeí para a produção de biometano a partir de dejetos do polo leiteiro local.
A usina de Carambeí será a primeira a fornecer biometano para a rede da Compagas, com previsão de início do fornecimento em julho de 2025. A parceria faz parte do plano da empresa de aumentar a participação do biometano em sua distribuição para 15% até 2026, correspondendo a cerca de 100 mil metros cúbicos por dia de gás renovável.
A escolha de Carambeí para a construção da usina se deve à sua localização estratégica no polo leiteiro dos Campos Gerais, que oferece uma abundância de dejetos que podem ser utilizados na produção de biometano. A iniciativa também contribuirá para o desenvolvimento econômico da região, gerando empregos e renda para a comunidade local.
A Compagas planeja firmar novos contratos de biometano nos próximos meses, visando integrar a rede de distribuição às principais áreas produtoras do gás renovável no Paraná. A empresa também anunciou investimentos em outras regiões do estado, como Londrina, Maringá e Lapa, visando expandir o acesso ao gás natural e ao biometano para mais consumidores.
Com informações de AEN.