Ratinho visita Carambeí para lançar pedra fundamental da Ambev
A nova fábrica da Ambev em Carambeí é um dos maiores investimentos da região dos Campos Gerais
Publicado: 12/06/2024, 18:24
O governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior (PSD), confirmou presença no lançamento da pedra fundamental da nova fábrica de garrafas da Ambev em Carambeí, um dos passos finais para a inauguração de uma das maiores obras da região dos Campos Gerais, que soma mais de R$ 870 milhões em investimentos. Ainda não há informações sobre a data da inauguração oficial, prevista ainda para 2025, mas o investimento já é comemorado por lideranças de toda a região que destacam a arrecadação e empregabilidade.
A cerimônia está programada para começar às 9h30 da manhã desta quinta-feira (13) às margens da PR-151, no bairro Areião, onde a obra está sendo finalizada. O evento contará com a presença de diversas personalidades, incluindo o governador do estado, a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, vereadores e deputados que se envolveram na defesa da instalação da indústria de garrafas na região. Devido a questões de segurança, o local irá acolher poucas pessoas, sendo três secretários estaduais, 10 deputados federais e um deputado estadual da região dos Campos Gerais.
A chefe do Executivo municipal de Carambeí, Elisangela Pedroso, confirmou que o investimento traz diversas melhorias e demonstra o compromisso da Prefeitura com o desenvolvimento de Carambeí. “É um grande investimento e agora estamos avançando com a industrialização, são diversos empregos e a própria arrecadação que vai aumentar muito com a inauguração da nova Ambev”, afirmou ela em entrevista ao Portal aRede e Jornal da Manhã, destacando que esse é um dos grandes investimentos que o município recebe, além da Lely e Leadfer.
A nova indústria gera mais de 1,5 mil empregos durante a construção e entre 300 e 400 empregos diretos após o início da operação em 2025. A fábrica produzirá até 500 milhões de garrafas de vidro por ano para diversas marcas da Ambev, abastecendo cervejarias no Paraná e em outros estados, sendo um dos grandes destaques para a industrialização da região dos Campos Gerais. A Ambev já possui unidades em Ponta Grossa e Curitiba, centros de distribuição em vários municípios e parcerias com o agronegócio de Guarapuava.
SUSTENTABILIDADE – A nova unidade representa uma aposta no desenvolvimento da logística reversa e economia circular, e está alinhada à meta da empresa de ter 100% dos seus produtos em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de conteúdo reciclado até 2025. O vidro, material largamente utilizado como embalagem para bebidas, tem grande potencial de reciclagem. Quando reciclado, além de fomentar a cadeia de logística reversa, gera impactos positivos como redução do consumo de energia e das emissões de CO2 lançados na atmosfera.