União da Vitória é a 33ª cidade do PR 'Amiga da Pessoa Idosa'
Em todo o País são 44 cidades certificadas - 76% delas estão no Parana
Publicado: 28/05/2024, 18:15
União da Vitória foi certificada pelo 'Programa Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa' da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS). O município de 55.033 habitantes (Censo 2022) e 15.085 pessoas idosas é o 33° do Paraná a receber o título. Em todo o País são 44 cidades certificadas – 76% delas estão no Paraná. Completam a lista municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou a importância da certificação para a cidade. “É o resultado de um trabalho em conjunto, que reforça o compromisso com o cuidado e inclusão dos idosos. Dessa forma, a gente consegue fazer com que as políticas públicas garantam às pessoas um envelhecimento saudável e ativo”, afirmou.
Para o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, a parceria com o Governo do Estado tem sido essencial para a implantação das atividades voltadas a esse público, o que resultou na conquista da certificação.
“O olhar diferenciado do governador Ratinho Junior, da secretária e toda a equipe, a partir da ajuda financeira e suporte técnico, bem como a parceria com outros municípios, tem contribuído na implantação dos programas que fazem a diferença na vida dos nossos idosos, por meio dos atendimentos, oficinas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e grupos da terceira idade”, disse.
PANORAMA ESTADUAL – Hoje, 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais vivem no Estado, o equivalente a 16% da população. A previsão é de que o número de pessoas com 60 anos ou mais dobre até 2050. O Governo do Estado mantém projetos como o programa 'Viaja 60+', o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso, o Condomínio do Idoso, entre outras iniciativas, para atendimento a esse público. A meta da Semipi é tornar o Paraná o primeiro estado amigo da pessoa idosa em âmbito mundial, com 100% das cidades certificadas.
Com informações: Agência Estadual de Notícias.