Morte de ex-secretária de Imbituva e líder da Diocese causa comoção | aRede
PUBLICIDADE

Morte de ex-secretária de Imbituva e líder da Diocese causa comoção

Silvana Izabel Machado Spisila, de 60 anos, sofreu um ataque cardíaco e morreu nesta sexta-feira. Sepultamento acontece no final da tarde deste sábado

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Silvana Izabel Machado Spisila, de 60 anos, ex-secretária de saúde do município de Imbituva e membro do Conselho do Laicato da Diocese, faleceu nesta sexta-feira (24), em Imbituva, depois de ter sofrido um ataque cardíaco. Silvana se sentiu mal perto da hora do almoço, foi atendida pelo Samu, mas acabou falecendo no final do dia. Cristã no sentido mais exato da palavra, Silvana era mulher do social e sua morte deixou a Diocese de Ponta Grossa em luto. A Prefeitura de Imbituva também emitiu uma nota de pesar.

GALERIA DE FOTOS

  • Silvana faleceu nesta sexta-feira, em Imbituva
    Silvana faleceu nesta sexta-feira, em Imbituva
  • Silvana faleceu nesta sexta-feira, em Imbituva
    Silvana faleceu nesta sexta-feira, em Imbituva
  

Além das atribuições já mencionadas, Silvana também foi presidente do Asilo São Vicente de Paulo, coordenadora da Pastoral da Criança, tesoureira do Conselho Nacional do Laicato do Brasil/Regional Sul 2 e integrou em diversos momentos a coordenação diocesana da Pastoral da Comunicação. O velório iniciou às 23 horas, na Capela Municipal e o enterro será às 16 horas deste sábado (25), no Cemitério Luterano.

 Silvana estava como tesoureira do Regional Sul 2, já em seu segundo mandato, e também na suplência do Conselho Fiscal do Conselho do Laicato Nacional “É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento da nossa irmã em Cristo, Silvana Spisila. Silvana sempre foi uma grande guerreira, participativa em todos os nossos eventos, locais e nacionais, sempre se mostrou atenciosa com seus colegas e disposta a auxiliar no que fosse necessário. Desempenhou com honradez, nobreza e espírito cristão seu papel dentro do nosso organismo e de sua comunidade, sendo um grande exemplo a todos nós que tivemos o prazer de conviver com ela durante todo esse tempo. Que Deus a receba em sua Glória, e conforte todos os amigos e familiares. Eterna seja a sua memória”, comentou em nota o presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, do Regional Sul 2, Walter de Souza Fernandes.

Colega de diretoria de Silvana, eleitos em 2023, o advogado Claudimar Barbosa, também aqui da Diocese, se dizia pasmo com a notícia. “Fomos eleitos na Assembleia Regional realizada em Guarapuava. Ela como integrante da diretoria, como tesoureira, na chapa que tinha Walter de Souza Fernandes, como presidente, e eu como um dos membros do Conselho Fiscal. Ela já vinha da diretoria anterior, tendo sido reconduzida. Era extremamente dedicada à causa do laicato, como uma das representantes da Diocese de Ponta Grossa. Exercia a função de Tesoureira com maestria e transparência. Tivemos uma reunião online ontem à noite, onde aprovamos a prestação de contas que ela elaborou como tesoureira”, contou atônito Barbosa.

“Tive o prazer de conhecer seus anseios e participar de objetivos concretos, principalmente frente ao Asilo São Vicente de Paulo. Muitas conquistas permanecem até hoje. Parceira de conselhos, onde juntas lutávamos por tantas melhorias... amiga, pessoa justa, sensível a tantas causas... restam a saudade e as preciosas lembranças”, lamentava Rosângela Costa.

Marca

“Em Imbituva, deixa uma marca positiva de atuação na sociedade: foi grande impulsionadora da formação do Conselho de Segurança da Comunidade, do qual foi presidente. Também foi presidente do Asilo São Vicente de Paulo de Imbituva, presidiu ativamente o Conselho de Saúde, foi coordenadora da Pastoral da Criança da Paróquia Santo Antônio, secretária de Saúde de Imbituva, integrou a coordenação diocesana da Pastoral da Comunicação, ajudando também a formar a Pascom na paróquia. Nos últimos meses vinha realizando um trabalho de formação de Clube de Mães na comunidade de Mato Branco de Baixo. Silvania também tinha um trabalho voluntário em sua casa, proporcionando uma terapia alternativa para pacientes de oncologia (Método Kovacsik)”, escreveu o amigo e colega de Pastoral de Comunicação Diocesana, Zaqueu Bobato.

Bobato é vice-prefeito de Imbituva. Os dois atuaram juntos também na prefeitura municipal. “Apaixonada pelo Sistema Único de Saúde, acreditava, defendia e lutava por ele. Ao presidir por duas vezes o Conselho de Saúde do Município defendeu importantes pautas como a farmácia pública 24 horas, a criação do Samu, da ouvidoria na Saúde e a humanização do atendimento.

Como secretária de Saúde, de janeiro de 2021 a março de 2022, sua principal marca foi a implantação do Samu. Silvania teve a alegria de estar junto desta conquista que ela sempre defendeu. No dia em que o Samu foi habilitado e inaugurado em Imbituva, ela estava lá. Também, com muita dedicação e espírito humanitário, enfrentou o forte contexto da pandemia da Covid que atingia um nível de complexidade forte no município”, relembrou o amigo.

“Agora, é com um sentimento de uma já profunda saudade que escrevo o que esta mulher batalhadora significava para mim: uma mãe! Um coração generoso, uma mulher cheia de sonhos e energia para buscar realizar aquilo que ela pesquisava e sentia que ao ser implantado faria a diferença. Quem teve o prazer, o privilégio de conviver com ela, no dia-dia, sabe do tamanho de seu coração e da vontade de fazer a diferença por onde passasse. E fez! Vai deixar um rastro como que de um perfume raro, um legado de exemplos bons a serem seguidos”, lamentou Zaqueu Bobato.

Silvana nasceu em 22 de junho de 1963, em Prudentópolis. Casou-se com Alexandre Spisila, e passou a residir em Imbituva no ano de 1986. Deixa quatro filhos e cinco netos.

Nota Oficial

Na noite desta sexta-feira (24), a prefeitura de Imbituva emitiu uma nota de pesar, lamentando a morte de Silvana. Confira a nota na íntegra:

A prefeitura municipal de Imbituva lamenta profundamente o falecimento ocorrido nesta tarde da ex-secretária de saúde do município Silvana Izabel Machado Spisila.

Expressamos aqui nossas sinceras condolências e rogamos a Deus que conforte o coração de familiares e amigos.


Com informações da assessoria de imprensa da Diocese

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE