Índice de alfabetização melhora em municípios dos Campos Gerais | aRede
PUBLICIDADE

Índice de alfabetização melhora em municípios dos Campos Gerais

Os levantamentos levaram em conta a proporção de pessoas que não são alfabetizadas em relação ao total da população com 15 anos ou mais

O ranking dos municípios que mais conseguiram ampliar a taxa de alfabetização é liderado por Imbaú
O ranking dos municípios que mais conseguiram ampliar a taxa de alfabetização é liderado por Imbaú -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Todos os municípios dos Campos Gerais tiveram melhora nos índices de alfabetização na última década segundo dados censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quando comparados ao levantamento de 2010. Os levantamentos levaram em conta a proporção de pessoas que não são alfabetizadas em relação ao total da população com 15 anos ou mais em cada cidade.

O ranking dos municípios que mais conseguiram ampliar a taxa de alfabetização é liderado por Imbaú. A cidade tinha 16,4% de analfabetos em 2010 e viu o número cair para 9% em 2022, uma queda de 7,3 pontos percentuais no intervalo de 12 anos entre os dois estudos. 

Com uma queda de 6,6 pontos percentuais, de 18,3% para 11,7%, Ortigueira ocupa a vice-liderança regional das maiores reduções da população que não sabe ler e escrever. Depois, estão Tibagi (de 12,1% para 6,8%), Ventania (de 15% para 9,9%) e Reserva (de 14,8% para 10,3%). 

Já quando a análise é feita a partir dos atuais índices, a menor taxa de analfabetismo em relação ao número geral da população foi identificado em Ponta Grossa, onde 2,3% dos moradores com mais de 15 anos ainda não são alfabetizados. Completam o top 5 dos Campos Gerais as cidades de Palmeira (3,1%), Carambeí (3,5%), Porto Amazonas (3,8%) e Telêmaco Borba (4,1%).

MÍNIMA HISTÓRICA - Quando o recorte dos levantamentos do IBGE consideram toda a população paranaense, a taxa geral de analfabetos no Paraná passou de 9,5% em 2000 para 6,3% em 2010 e 4,3% em 2022. 

Além de representar o melhor resultado da história, o índice estadual também está abaixo da média nacional, em que 7% da população não sabe ler e escrever. Entre os estados brasileiros, o Paraná é o 6º com maior proporção de pessoas alfabetizadas.

GALERIA DE FOTOS

  • Índice de alfabetização melhora em municípios dos Campos Gerais
  • Índice de alfabetização melhora em municípios dos Campos Gerais
  

Informações: AEN

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE