Projeto estuda viabilizar novo frigorífico nos Campos Gerais
O investimento continua em fase de análise e ainda não há definição sobre a cidade onde o frigorífico será instalado
Publicado: 23/05/2024, 18:46
A Cooperativa Castrolanda, sediada em Castro, está estudando a viabilidade de instalar um novo frigorífico na região dos Campos Gerais. O objetivo é atender à demanda identificada pela equipe responsável, promover a integração das atividades locais e diversificar o modelo de negócios da cooperativa. De acordo com informações obtidas pela equipe de jornalismo, o projeto ainda está em fase de análise. Ainda não há definição sobre a cidade onde o frigorífico será instalado, nem sobre o valor total do investimento. Esses dados estão sendo estudados pela equipe técnica do projeto.
O coordenador de ovinocultura da cooperativa e veterinário responsável pelo projeto, Tarcísio Nicolau Bartmeyer, expressou grande expectativa quanto ao potencial do projeto para auxiliar os produtores locais de carne ovina. "Ainda estamos analisando todos os fatores necessários antes de decidirmos finalizar", afirmou Tarcísio em entrevista ao Portal aRede e Jornal da Manhã. "Mas esperamos que o projeto auxilie os produtores, mesmo que o investimento seja menor, já que a ovinocultura tem uma demanda relativamente baixa para a Castrolanda, mas é considerada uma prioridade por algumas prefeituras da região", concluiu.
DEMANDA - É importante destacar que o objetivo da cooperativa nos próximos meses é também diversificar a demanda e o modelo de negócios, devido à alta no preço dos grãos, conforme detalhado pelo coordenador do projeto. A medida também está sendo estudada porque o Paraná possui o oitavo maior rebanho de ovinos do Brasil, conforme destacado pelo deputado estadual Moacyr Fadel, que se reuniu com Tarcísio para discutir o tema na última quarta-feira (22). "É um projeto embrionário que visa apoiar os produtores, mas já estávamos nas tratativas também junto ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná", afirmou Moacyr em entrevista ao Portal aRede e Jornal da Manhã.
Segundo o parlamentar, essa conversa ocorre há algum tempo junto à Castrolanda, mas também há uma tratativa com o Governo do Estado do Paraná para realizar o investimento em alguma cidade da região. Além disso, está em discussão a análise se algum município da região deve oferecer um terreno para a instalação e investimento, ou se essa doação ocorrerá por parte do Governo Estadual, que também está sendo consultado sobre a medida.
REBANHO - O estado do Paraná se destaca como um dos principais estados brasileiros na criação de ovinos, com um rebanho expressivo. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística de 2023, o estado possui o oitavo maior rebanho ovino do país, com aproximadamente 350 mil animais. Apesar do grande número de ovinos, a produção anual de carne ovina em todo o estado ainda é relativamente baixa, girando em torno de 6 mil toneladas. Isso representa apenas cerca de 2% da produção nacional da carne do animal.