Aprovado projeto que nomeia Tibagi Capital Nacional do Trigo
O projeto tramita em caráter conclusivo, e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
Publicado: 17/05/2024, 10:29
Foi aprovado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, em reunião deliberativa na manhã dessa quarta-feira (15), o parecer do relator ao projeto de lei nº 5659/2023, que confere ao município de Tibagi, nos Campos Gerais, o título de “Capital Nacional do Trigo”. O autor do projeto é o deputado Aliel Machado (PV/PR). O deputado Tião Medeiros (PP/PR) foi o relator do projeto.
Localizado a 156 quilômetros da capital do Paraná, o município de Tibagi apresentou produção de trigo de 138 mil toneladas em 2022, representando rendimento de 3.900 kg por hectare, conforme os resultados da Pesquisa Agrícola Municipal, realizada pelo IBGE. Com os números, o município lidera a produção nacional do cereal.
Em seu relatório, Tião Medeiros destaca a importância de Tibagi não só como grande produtora, mas também como exemplo do uso de práticas agrícolas altamente eficientes: “O município não apenas contribui significativamente para o abastecimento de trigo no Brasil, mas também desempenha um papel crucial na manutenção da diversidade genética do cereal e na adaptação de novas tecnologias agrícolas que podem ser replicadas em outras partes do país”.
Segundo o autor da proposta, Aliel Machado, o título também tem ainda o objetivo de influenciar e atrair o interesse público para a região e seus produtores. Tião Medeiros reforça o potencial de impulsionamento do turismo agrícola e cultural, trazido pela promoção de eventos, festivais e feiras focados na triticultura, criando novas oportunidades de negócios e promovendo a cultura local rica e diversificada.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo, e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Das Assessorias