Município de Reserva empossa novos conselheiros tutelares
Foram registrados um total de 578 votos, dos quais 571 foram considerados válidos. Houve cinco votos nulos e dois votos em branco.
Publicado: 07/05/2024, 15:48
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), órgão independente, realizou nesta quinta-feira (2) na sede do Conselho Tutelar a posse dos novos conselheiros titulares e suplentes eleitos no último domingo (28) para o período de 2024 a 2027. A primeira colocada Josiane Silva desistiu e sendo substituída por Maria Neuma. Completam a lista dos primeiros Luzia Kulcheski, Jucelia Ferreira, Clemente Zella e Andri Medeiros.
Estiveram presentes os escolhidos, com exceção de Ferreira. Ela está passando por um rápido procedimento médico por alguns dias, a vice-prefeita Ana Maria Pachalki, a presidente do CMDCA Egleci Oricena Vieira, membros do conselho, a secretária de Assistência Social Melina Joslin Marochi e demais servidores.
‘’Que ninguém se detenha diante das dificuldades de cumprir essa missão com todo comprometimento. Vocês não estão sozinhos e sim com um suporte de um grande grupo. Sejam bem-vindos e desejo êxito nessa fase em prol dos que necessitam’’, disse Ana Maria Pachalki, vice-prefeita.
A cerimônia contou com a execução do Hino Nacional, falas das autoridades, o juramento dos eleitos e a assinatura individual do termo de posse. ‘’A partir deste momento que vocês entram por esta porta ou são chamados, não é seu nome que representa, mas o Conselho Tutelar, do qual vocês batalharam para estarem aqui. Você faz parte de um grupo, participe, interaja e acaso não esteja bem, busque o diálogo’’, aconselha Oricena Vieira.
PLEITO - No último domingo foram disponibilizadas três salas de votação à população a partir dos 16 anos no Polo UAB, das 8h às 17h, com a votação tranquila com alguns períodos de filas, mas sem grande aglomeração. Não foi registrada nenhuma denúncia. A contagem foi conduzida por membros da Comissão Eleitoral e representante do Ministério Público, acompanhados por integrantes do Judiciário, Procuradoria-Geral Municipal, candidatos e fiscais.
Ao final, 578 votos totais e 571 válidos, sendo cinco nulos e dois em branco. Dividindo por quantidade de votos em cada urna os números 195, 250 e 126, respectivamente. Houve um empate entre as candidatas que ficaram em 5o e 6o lugares. O Edital aponta para o critério de desempate de maior nota na fase obrigatória das provas sobre conhecimentos na área.
Com, informações de assessoria.