Região se une para apoiar vítimas das enchentes no RS
Todos os itens arrecadados devem ser enviados como apoio para as mais de 351 mil pessoas atingidas pelas chuvas
Publicado: 03/05/2024, 18:10
Diante das intensas chuvas que têm afetado o estado do Rio Grande do Sul nas últimas semanas, causando danos extensos e deixando mais de 17 mil pessoas desabrigadas e 186 desaparecidas, diversas prefeituras da região dos Campos Gerais estão se mobilizando para apoiar o estado vizinho, organizando ações de auxílio à população afetada.
Três prefeituras da região estão promovendo campanhas ativas para arrecadação de alimentos não perecíveis e outros itens essenciais que podem auxiliar as pessoas afetadas pelas enchentes. Sendo elas as cidades de Tibagi, Palmeira e Ponta Grossa. As doações podem ser feitas na sede do Corpo de Bombeiros local em ambas as localidades. É importante ressaltar que a maior necessidade atual é de alimentos, produtos de higiene e limpeza, além de água potável.
Vale ressaltar que a unidade do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa anunciou o envio de profissionais para o Rio Grande do Sul, a fim de prestar apoio às vítimas das enchentes que atingem o estado vizinho. Além das ações das prefeituras da região, o Governo do Paraná também está mobilizado para auxiliar as vítimas. Uma das iniciativas é a arrecadação de valores em dinheiro por meio de doações via PIX: CNPJ 92.958.800/0001-38.
ESTRAGOS - Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil, 74 pessoas estão desaparecidas e 56 ficaram feridas. Além disso, os temporais causaram estragos em 235 municípios e afetaram mais de 351 mil pessoas no estado do Rio Grande do Sul. Alertas também continuam sendo acionados em diversos municípios do estado, devido ao risco iminente de desabamento e até mesmo rompimento de barragens.
A situação ficou delicada depois que o Rio Grande do Sul registrou nos últimos quatro dias um volume de chuvas quatro vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão, no entanto, indica que as pancadas de chuvas devem seguir sendo registradas no estado nos próximos dias.
RESGATE - Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná foi enviada ao Rio Grande do Sul para ajudar nas operações de resgate em meio às enchentes causadas pelas chuvas. A equipe é composta por 32 bombeiros militares, nove viaturas, quatro embarcações e um helicóptero. Eles irão auxiliar no resgate de pessoas e também estarão preparados para atuar em pontos de deslizamentos, se necessário. A força-tarefa ficará mobilizada por até 10 dias, dependendo da demanda.