Casos de dengue preocupam Prefeitura de Telêmaco Borba | aRede
PUBLICIDADE

Casos de dengue preocupam Prefeitura de Telêmaco Borba

Foi feita uma reunião para discutir novas demandas e políticas contra a doença

No encontro foi discutido também a Resolução Sesa nº 0546/2012
No encontro foi discutido também a Resolução Sesa nº 0546/2012 -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Telêmaco Borba realizou na segunda-feira (22), no Gabinete, uma reunião intersetorial para apresentação da situação da dengue no município. No encontro foram avaliados dados, medidas já realizadas, medidas a serem tomadas, entre elas a solicitação do "fumacê" ao Estado.

De acordo com a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes, na reunião foi apresentada, atualizada e discutida então a situação da dengue em nosso município. “Entre os tópicos apresentados está o Panorama dos casos de Dengue no Paraná, a evolução do quadro do município nos últimos 60 dias através da análise dos números de casos notificados e confirmados, ainda do número de pacientes hospitalizados e dos óbitos em investigação”, explicou.

No encontro também foi apresentado e discutida a distribuição espacial dos casos no município através da ferramenta de Georreferenciamento, avaliando áreas de prioridade de ação. Os profissionais da Saúde também mostraram as ações já realizadas e permanentemente discutidas na Sala de Situação, entre elas reuniões, ações de limpeza pública, mutirões, descarte inteligente, Feira do Bem, comissão de acumuladores, admissão e treinamento de agentes de endemias, aplicação de UBV costal, abertura do Polo de Atendimento, mobilização da comunidade, carro de som, orientações à comunidade, entre outras.

As autoridades também trataram a respeito dos decretos de Emergência, entre eles o Decreto nº 5183 - Situação de Emergência em Saúde Pública Estadual – 14/03/2024, o Decreto nº 30361 – Situação de emergência em decorrência da situação epidemiológica de dengue MUNICIPAL – 15/04/2024 e Decreto nº 5487 – Homologa situação de emergência no Município de Telêmaco Borba em face da ocorrência de Doenças infecciosas virais – 16/04/2024 e suas previsões legais.

FUMACÊ - No encontro foi discutido também a Resolução Sesa nº 0546/2012 que estabelece critérios para solicitação de equipamento de Ultra Baixo Volume acoplado a veículo (UBV pesado) "Fumacê", como medida extrema e  complementar às ações de bloqueio de casos com eliminação de criadouros, mobilização da população, limpeza pública e saneamento urbano, recomendada somente em situações excepcionais (surtos ou epidemias), visto os impactos ambientais e a possibilidade de desenvolvimento da resistência dos vetores aos produtos

Marlise explicou que foi encaminhado à 21ª Regional de Saúde/SESA PR o Termo de Solicitação de Uso de UBV Acoplado a Veículo (UBV Pesado), e estão aguardando o retorno da avaliação da solicitação do município para a disponibilização desta ferramenta. 

VACINA - Por último foi citada a questão da vacina QDENGA, a qual o município não foi contemplado por não atender aos critérios iniciais de distribuição constantes na Nota Técnica Nº 14/2024-CGIRF/DPNI/SVSA/MS, conforme citado em matéria divulgada no dia 19/02, sendo: “Dada a vastidão territorial do Brasil, a disparidade na transmissão da doença em cada região e a quantidade limitada de doses disponíveis para o ano de 2024, foram selecionados municípios de grande porte (com população igual ou superior a 100 mil habitantes) que apresentam alta incidência de dengue no país. Isso inclui os demais municípios abrangidos por suas regiões de saúde, independentemente do tamanho populacional, priorizando aqueles com predominância do sorotipo DENV-2 (recentemente emergente) e maior número de casos no período de monitoramento de 2023 a 2024”.

Com informações de assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE