São Mateus do Sul é certificada como Amiga da Pessoa Idosa | aRede
PUBLICIDADE

São Mateus do Sul é certificada como Amiga da Pessoa Idosa

Em todo o País são 42 cidades certificadas, sendo que 76% delas estão no Paraná.

A prefeita Fernanda Saldanha enalteceu o trabalho conjunto com o Governo do Estado
A prefeita Fernanda Saldanha enalteceu o trabalho conjunto com o Governo do Estado -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A cidade de São Mateus do Sul, na região Sul do Estado, foi uma das certificadas nesta quinta-feira (4) pelo Programa Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS). O município de 42.366 habitantes (Censo 2022) e 6.591 pessoas idosas é o 32° do Paraná a receber o título. Em todo o País são 42 cidades certificadas - 76% delas estão no Paraná. Completam a lista municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

“Em São Mateus do Sul os jovens vão poder olhar para o futuro e saber que aqui é uma cidade boa para viver. Queremos que as pessoas tenham muitos anos de vida com envelhecimento ativo e saudável”, destacou a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. Ela destacou que o título celebra um compromisso de políticas públicas que extrapola uma gestão.

A prefeita Fernanda Saldanha enalteceu o trabalho conjunto com o Governo do Estado para obter a certificação. “É um título que representa a política pública para a pessoa idosa e resultado do trabalho com as secretarias e sociedade civil organizada. Priorizemos o que é mais importante, a qualidade de vida, saúde e acessibilidade”, afirmou.

Atualmente, 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais vivem no Estado, o equivalente a 16% da população. A previsão é de que o número de pessoas com 60 anos ou mais dobre até 2050. O Governo do Estado mantém projetos como o programa Viaja 60+, o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso, o Condomínio do Idoso, entre outras iniciativas, para atendimento a essa parceria.

Nesta quinta-feira (4) foi inaugurado o Complexo Social Cidade do Idoso, em Irati, sendo outra iniciativa que passa a integrar esse rol. O espaço permite acesso a atividades físicas, atenção à saúde especializada para esta faixa etária, cozinha comunitária, letramento, aulas de informática, dança, música, além de integração social e cultural.

Com informações de AEN.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE