Campos Gerais participa de mutirão com serviços para Autistas | aRede
PUBLICIDADE

Campos Gerais participa de mutirão com serviços para Autistas

Será confeccionada a Carteirinha do Autista, que possibilita atendimento prioritário entre outros benefícios

Regulamentada por lei federal, a Ciptea é gratuita e traz dados e informações
Regulamentada por lei federal, a Ciptea é gratuita e traz dados e informações -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Governo do Estado do Paraná confirmou que a região dos Campos Gerais integra uma ação estadual para a confecção da Carteirinha do Autista, que será uma identificação para pessoas com a síndrome. Na região, fazem parte dessa proposta os municípios de Arapoti, Castro, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Telêmaco Borba e Ventania, com as datas de início agendadas para o dia 8 de abril, seguindo ao longo de toda a semana, com horário pela manhã e tarde. Vale ressaltar ser necessário entrar em contato com as prefeituras para saber a data e hora exata.

Confira as datas e locais na região
Confira as datas e locais na região |  Foto: Reprodução.
  

A Ciptea garante o atendimento prioritário em espaços públicos e privados e oferece a identificação das pessoas com transtorno do espectro autista. “Além de todas essas funções, a Ciptea é essencial para a coleta de dados e informações sobre a área. Sem números específicos, a elaboração de políticas públicas fica comprometida, e é isso que queremos encontrar, formas de sermos assertivos em nossas ações”, destacou o secretário do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), Rogério Carboni.

Os mutirões também ocorrerão nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), em aproximadamente 200 municípios. A Coordenação da Garantia de Direitos das Pessoas com Deficiência realizou um levantamento prévio de pessoas que já possuem laudo e que ainda não possuem o documento. Ao todo, devem ser emitidas mais de duas mil carteirinhas no mês.

Os números de confecção da Ciptea estão crescendo ano após ano. De 2022 para 2023, por exemplo, o crescimento foi de 214%, de 3.868 para 12.175. Atualmente, 18.418 pessoas já possuem o documento no Paraná.

Com informações de Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE