Castro recebe 4ª edição do programa para inseminação de bovinos | aRede
PUBLICIDADE

Castro recebe 4ª edição do programa para inseminação de bovinos

O nascimento dos bezerros deve representar melhoramento genético e economia para as propriedades participantes

Para participar basta que o produtor rural faça seu cadastro junto à Secretaria Municipal de Agricultura
Para participar basta que o produtor rural faça seu cadastro junto à Secretaria Municipal de Agricultura -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O programa + Pecuária Brasil – Conafer chegou em março na quarta etapa, no município de Castro, com atendimento a sete produtores do Socavão e comunidades adjacentes, e um total de 35 animais inseminados artificialmente. O início do protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) ocorreu no dia 5 de março, com a realização de exames nos animais, cujos produtores foram cadastrados previamente.

Após exames para identificação dos bovinos aptos a serem inseminados, ou seja, vacas que não estão gestantes e estão em bom estado de saúde, ocorreu a aplicação de um hormônio e a colocação de implante. Já no dia 13 de março, a veterinária da Secretaria de Agricultura, Elisa Maria Zappe Kassies, responsável técnica pela execução do programa no município, visitou novamente as propriedades para retirada do implante e aplicação de novos hormônios. E, no dia 15 ela e o médico veterinário responsável pelas inseminações visitaram novamente cada um dos produtores para realizar a inseminação dos animais.

Agora os produtores estão na expectativa. O nascimento dos bezerros deve representar melhoramento genético e economia para as propriedades participantes. Luciane Rodrigues de Oliveira, por exemplo, contou que conheceu o programa por meio de uma vizinha, e que logo ela e o marido quiseram participar, porque a manutenção de um macho reprodutor na propriedade gera mais custos e exige terreno maior, além disso, a inseminação artificial acaba sendo mais segura para seus animais.

Já a produtora Renilda de Souza decidiu entrar para o programa depois que seu rebanho enfrentou um surto de piroplasmose, o que acabou gerando prejuízos e atrasando o calendário de prenhez dos animais. As primeiras oito vacas foram inseminadas em novembro do ano passado, e os bezerros nascem em agosto próximo. Já nesta etapa, cinco vacas foram inseminadas. “Com o programa deu tudo certo, ajudou a reduzir os custos da propriedade e no nosso caso, permitiu ajustar o calendário, já que houve esse atraso. Além disso, tem o melhoramento genético, contribui com a conformidade dos animais e com a produção, aqui sempre teremos vacas com produção de leite alta”, explicou.

O produtor Reinaldo Teixeira também optou por inserir seu plantel no programa + Pecuária Brasil após ter tido boas referências com vizinhos que já tinham participado, justamente porque está em busca de melhorias para a propriedade, sobretudo, quando o assunto é genética. Como iniciante, ele separou seis de suas vacas para serem inseminadas nesta etapa, mas, já afirmou que irá incluir mais animais, nas próximas etapas do programa.

SOBRE - O programa + Pecuária Brasil – Conafer é resultado de parceria entre o município e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais. Destinado à produtores de pequeno porte, o programa é baseado em técnica criada justamente para solucionar problemas frequentemente encontrados na inseminação artificial convencional e melhorar a eficiência reprodutiva das propriedades.

Para participar basta que o produtor rural faça seu cadastro junto à Secretaria Municipal de Agricultura ou diretamente com a veterinária responsável. O cadastro exige apresentação do RG ou de outro documento de identificação oficial com foto, CPF, comprovante de residência e comprovante de aplicação da vacina de Brucelose, dos últimos três anos.

Com informações de assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE