Reunião discute o futuro de hospital em São Mateus do Sul
O Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes sofreu uma intervenção do Executivo
Publicado: 29/02/2024, 17:39
Aconteceu nesta quinta-feira (29) a primeira reunião da Comissão Consultiva da Intervenção Municipal no Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes (HMDPF). A comissão, nomeada através da Portaria Municipal 111/2024, tem a função de auxiliar e fornecer apoio técnico à interventora do HMDPF em decisões relevantes para a instituição.
Conforme a secretária de Saúde, Daiane Metka, na reunião, a interventora apresentou informações importantes a respeito das medidas já adotadas. “Também foram dados alguns encaminhamentos para o planejamento futuro do hospital”, destacou a secretária.
A comissão conta com membros de diversos setores da sociedade, como comércio, indústria, segurança, conselhos municipais, legislativo, executivo, OAB e observatório social, visando dar amparo multilateral às tomadas de decisão, tornando o processo mais transparente e democrático. Mais informações sobre a comissão podem ser consultadas no Diário Oficial do Município.
RELEMBRE - Ainda no incio de fevereiro de 2024, o Município de São Mateus do Sul publicou um novo Decreto que estabelece estado de perigo público e urgência na rede hospitalar e determinou a intervenção municipal no Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes (HMDPF).
O HMDPF suspendeu suas atividades por falta de recursos financeiros, após o rompimento do contrato com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali). O Cisvali alegou que o rompimento ocorreu devido à não renovação de um contrato assistencial entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e o HMDPF, contrato este que viabilizava o repasse financeiro do Município por meio do Cisvali para o Hospital Dr. Paulo Fortes.
Com informações de assessoria.