Investimentos mostram resultados positivos na segurança de Reserva | aRede
PUBLICIDADE

Investimentos mostram resultados positivos na segurança de Reserva

Ações foram destaque durante 2023, assim como os investimentos em saúde e segurança realizados pela administração municipal

53 chamados de emergência foram relacionados a situação de controle de fogo
53 chamados de emergência foram relacionados a situação de controle de fogo -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Posto da Brigada Comunitária da Defesa Civil de Reserva divulgou o balanço do trabalho realizado em 2023, mostrando resultados positivos quanto aos valores distribuidos. Ao longo do ano, foram registrados 185 chamados pela população, abrangendo diferentes categorias, como incêndios, atendimentos comunitários, acidentes de trânsito, busca e salvamento, e APH (Atendimentos Pré-Hospitalar), aponta um resultado positivo para os investimentos na área.

O Posto da Brigada Comunitária de Reserva faz parte da regional de Ponta Grossa, englobando mais 19 municípios. A unidade conta com oito funcionários civis, mantidos pela Prefeitura com supervisão militar, e tem recebido grandes investimentos municipais e estaduais nos últimos anos. Em 2022, o local passou por uma ampliação e modernização promovida pela Prefeitura, no valor de R$ 200 mil. Além disso, a unidade recebeu uma viatura e equipamentos de última geração por meio de emendas do deputado estadual Evandro Araújo.

’Esses esforços conjuntos visam proteger vidas, preservar o patrimônio e garantir a segurança da população de Reserva. Parabéns pela dedicação desses profissionais que enfrentam desafios para manter nossa comunidade segura’’, disse o prefeito Lucas Machado.

Entre os chamados, 53 foram relacionados a situação de controle de fogo, sendo a maioria em vegetações, seguidos por casos em edificações, como moradias, estabelecimentos comerciais e apartamentos. Um exemplo ocorreu em 31 de dezembro do ano passado, na Rua Anita Heil, quando um incêndio de pequenas proporções na mata próximo a algumas residências foi rapidamente controlado.

Em alguns casos, o trabalho da Brigada Comunitária foi realizado em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), inaugurado em 2022 pela Gestão Municipal, por meio do Consórcio SimSamu. Um desses casos ocorreu no final da manhã de 7 de agosto, no Bairro do Encontro, quando uma mulher de 61 anos caiu em um poço sendo resgatada pelas equipes com quadro de hipotermia, sendo encaminhada ao Pronto Atendimento Municipal (PAM). Outro procedimento semelhante aconteceu em 19 de setembro, descrito como atendimento clínico.

As equipes da Brigada Comunitária também realizaram 55 buscas e salvamentos ao longo do ano, que incluíram a captura ou remoção de animais e insetos, corte e poda de galhos e árvores em estradas causadas por tempestades e ventanias, entre outras ocorrências. As fortes chuvas que atingiram o Paraná no segundo semestre resultaram em um registro de desastre em 29 de outubro. Além disso, foram contabilizados 34 acidentes de trânsito, principalmente saída de pista.

Além das ações emergenciais, os membros da Brigada Comunitária também realizaram atividades de orientação em residências, comércios, escolas e outros locais. Um exemplo foi a palestra sobre prevenção de incêndios ministrada para os funcionários do Lar de Idosos Nossa Senhora das Graças, em abril. Ao todo, foram realizadas 40 situações de orientação em 2023.

Com informações de assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE