Irati trabalha para proteger nascentes de rios em áreas rurais
Mais de 200 fontes de água já foram protegidas com ações do Projeto desde 2006
Publicado: 19/02/2024, 16:07
O Programa de Proteção de Nascentes da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar tem se tornado referência e na última semana realizou mais uma proteção no município de Irati, nos Campos Gerais. Na quinta-feira (15), o técnico responsável pelo programa em Irati, Alessandro Trybek em parceria com uma empresa privada, realizaram a proteção de nascente na propriedade de Airto Gumeiro, na localidade do Mato Queimado, área rural de Irati.
O trabalho consiste em proteger a nascente contra qualquer agente externo que venha a romper o equilíbrio vigente, diminuindo a quantidade e a qualidade da água. Nestes acompanhamentos, os proprietários não pagam nada pelo atendimento profissional prestado pela Prefeitura, isto é, o município entra com a mão de obra e conhecimento técnico. O material para execução desta proteção foi custeado pela empresa que possui um projeto semelhante para os produtores fumageiros conveniados.
GALERIA DE FOTOS
“O nosso projeto é identificar os produtores integrados a empresa e destinar o recurso necessário para realizar o trabalho, seja em proteção de nascentes, poços ou mata ciliar. Quando identificamos a necessidade do senhor Airto, procuramos a Secretária de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, que prontamente se disponibilizou em realizar o trabalho”, destaca Dimas Senaquievicz, técnico da empresa.
O produtor rural, Airto Gumeiro comentou sobre a sua experiência com o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar na sua propriedade. “Esse projeto é recebido com alegria por mim e minha família, estávamos precisando melhorar a captação dessa nascente e agora podemos manter a família abastecida. Antes quando chovia a água do rio subia e cobria a nascente, trazendo também sujeira, a partir de agora não vai mais acontecer. Aproveito para pedir para quem tem uma nascente próxima que preserve, pois no futuro elas serão muito importantes”, comenta.
Segundo a equipe técnica da Prefeitura, para realizar o processo de proteção de nascentes são utilizadas rochas e pedras, rachão, canos de PVC, terra argilosa e cimento. Segundo Trybek, fonte passa por uma limpeza geral para retirar possíveis impurezas. Em seguida, a área da nascente recebe pedras irregulares, funcionando como um filtro físico da água. “Em Irati prevalece a técnica do solo-cimento, ou seja, a barragem que protege a fonte é construída com uma massa feita da mistura de terra de barranco com cimento”.
O serviço é executado inteiramente de forma manual e o objetivo é a melhoria na fonte de captação de água. “Nas proteções nós entramos com a mão de obra e assistência para melhorar a captação de água para a família, essa fonte já tem uma boa vasão e a partir de agora estaremos melhorando a qualidade e oferecendo uma água potável para toda a família”, destaca Trybek.
NASCENTES — Uma nascente nada mais é que o aparecimento, na superfície do terreno, de um lençol subterrâneo, dando origem a cursos d’água. As nascentes são fontes de água que surgem em determinados locais da superfície do solo e são facilmente encontradas no meio rural. Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água, seja grande ou pequeno. As nascentes se formam quando o aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada no subsolo jorra na superfície do solo.
Em Irati, o Programa de Proteção de Nascentes existe desde 2006 e já foi realizado em mais de 200 fontes de água. Interessados no trabalho de proteção de nascentes em suas propriedades devem entrar em contato com a secretaria, solicitando via protocolo o pedido de uma vistoria, para estudo de viabilidade.
Com informações de assessoria de imprensa.