Irati alerta a população sobre aumento de casos de dengue
Desde o início de 2024 foram 37 notificações, sendo seis casos confirmados no município
Publicado: 08/02/2024, 17:20
A Secretaria Municipal de Saúde de Irati, nos Campos Gerais, alerta a população que o Município teve confirmações de casos de dengue. Desde o início de 2024 foram 37 notificações, sendo seis casos confirmados, 3 deles autóctones (contraídos no Município), 5 importados, além de 27 casos descartados e 4 que aguardam resultados de exames. A colaboração da população no combate ao mosquito transmissor Aedes Aegypti é fundamental.
Segundo o setor de Endemias, em Irati, focos do mosquito são encontrados principalmente em casas onde há tonéis (tambores) de água sem tampa, que são utilizados para armazenar água, ralos, calhas, canos, vasos de plantas, pneus, garrafas, vasilhames, lixeiras, lonas plásticas e outros. Agentes de endemias orientam a população através de visitas domiciliares, também em estabelecimentos comerciais, além de verificarem locais como cemitérios, ferros-velhos, escolas e outros prédios públicos.
O prefeito Jorge Derbli, destacou a importância dos cuidados de prevenção no município e incentivou a população a se atentar aos possíveis focos em sua residência. “Precisamos da sua ajuda para termos uma ação efetiva contra a dengue, pois a população é nossa principal aliada no combate em nosso município”, aponta Derbli.
“Fazemos a busca ativa de criadouros do mosquito Aedes aegypti, eliminando os recipientes e coletando as larvas existentes para identificação através de exame laboratorial. Durante a vistoria é realizado o tratamento com larvicidas nos criadouros que não podem ser eliminados”, explica Vilma Rebesco, coordenadora do Setor de Endemias.
Vilma explica que quando há notificações de casos suspeitos também é feita a aplicação de inseticida para eliminar possíveis mosquitos transmissores. Os dados coletados através do trabalho dos agentes são repassados para 4ª Regional de Saúde e paralelamente ao Ministério da Saúde, o qual orienta as condutas e ações.
COMBATE - A colaboração da população é fundamental para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, evitando locais e recipientes com água parada. A orientação é para que não deixem acumular água em pneus, garrafas e vasilhames; não jogar entulhos e lixos em terrenos baldios, mantendo-os limpos; colocar areia nos vasos de plantas e descartar adequadamente tudo que acumula água.
SINTOMAS - Os sintomas da Dengue são manchas avermelhadas no corpo, febre, dor nos fundos dos olhos, dores nas articulações, dor de cabeça, náuseas, cansaço, entre outros. De imediato é recomendado procurar uma Unidade Básica de Saúde.
CONTATO - Suspeitas de foco/criadouro do mosquito Aedes aegypti podem ser informados ao Setor de Endemias de Irati, que está localizado Rua Zeferino Bittencourt, 1232 (fundos). Telefone para contato (42) 3132-6329 ou (42) 99148-0931(WhatsApp).
Das Assessorias