Cerca de 7 mil alunos voltam às aulas na rede municipal de Irati | aRede
PUBLICIDADE

Cerca de 7 mil alunos voltam às aulas na rede municipal de Irati

As aulas voltaram nessa segunda-feira (05) em 24 escolas e 17 Cmeis da rede municipal

Aulas recomeçaram nesta segunda-feira (05) em Irati
Aulas recomeçaram nesta segunda-feira (05) em Irati -

Publicado por Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A segunda-feira (05), marcou o retorno às aulas nas escolas municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Irati, nos Campos Gerais. Para garantir um retorno com qualidade para as crianças e profissionais que trabalham nas escolas, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma série de obras e investimentos na aquisição de materiais. Atualmente, são aproximadamente sete mil alunos matriculadas nas 24 escolas e 17 Cmeis da rede municipal.

A vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik e a secretária de Educação Jandira Girardi visitaram o Cmei José Maria Orreda e a Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo para desejar boas-vindas para as crianças e para as equipes da Educação.

“Queremos tranquilizar todas as famílias porque as crianças estão em boas mãos. Temos professoras capacitadas e muito carinhosas. Hoje, nossos alunos tiveram muitas atividades e novos brinquedos e materiais, mas principalmente, puderam sentir todo o carinho e amor que esses profissionais têm por eles”, destaca Ieda.

As coordenadoras do Cmei José Maria Orreda, Eliane Majeski e Elisabete Cristina Szumilo contam que, para esse início de ano letivo, a equipe pedagógica preparou uma proposta com acolhimento e materiais diferenciados para as crianças. “Permitimos que os pais e responsáveis entrassem nas salas porque gera mais segurança para os pequenos e suas famílias. Além disso, as professoras prepararam cantinhos especiais para receber a todos”, complementa Elisabete.

A secretária de Educação ressalta todo o carinho e o comprometimento dos profissionais da área que, ao longo de todo o ano letivo, passam por programas de formação e capacitação.

“Quero agradecer a todos os colaboradores da Educação: professores, merendeiras, serviços gerais, administrativo, os agentes de apoio, a todos que sempre se dedicam ao trabalho. Nessa semana que é a adaptação dos nossos alunos, temos uma atenção toda especial, porque eles estavam acostumados a ficar em casa com as famílias nas férias e, agora, retornam para os Cmeis e escolas. Hoje, podemos dizer que todas as instituições escolares do Município têm um nível excelente porque temos profissionais comprometidos e que amam fazer esse trabalho”, afirma Jandira.

INVESTIMENTOS - Para o início desse ano letivo, a Prefeitura Municipal realizou reformas em 22 instituições escolares e construiu novas salas de aula em nove. Além disso, cada uma das escolas e Cmeis recebeu 350 livros, todos de acordo com a faixa etária das crianças.

“Os Cmeis receberam brinquedos diferenciados e, em algumas instituições, as crianças têm um parquinho novo para brincar. Adquirimos também, jogos de cadeira e carteira novos; armários e mesas (para professores) para as salas de aula; arquivos novos para a secretaria das instituições escolares, materiais escolares e de expediente. Desde 2021, enviamos tôner para a impressora de cada instituição, antes eram as APMF’s que compravam com o PDDE ou arrecadações com festas”, enumera Jandira.

Outro ponto que mereceu atenção especial nos investimentos feitos pela Secretaria de Educação, foi a alimentação das crianças. As instituições que não possuíam mesas para refeitório passaram a contar com esse espaço. As escolas e Cmeis, receberam fogão a gás, fogão industrial, geladeira e freezer. Jandira explica que, conforme a demanda de cada instituição, foram enviados os equipamentos adequados e, também, foi levado em consideração, o estado de conservação dos utensílios.

Os Cmeis, onde as crianças permanecem o dia todo, também ganharam micro-ondas para esquentar as mamadeiras dos bebês e forno elétrico principalmente porque muitos lanches são realizados durante o dia. Outra novidade foram as mesinhas para os bebês substituindo as antigas cadeiras de alimentação. Ainda esse ano, a pretensão é estender essa ação para todos os Cmeis que não tem essa mesa.

“Queremos realizar as reformas necessárias na maioria de escolas e Cmeis. Proporcionar um lugar agradável para todos que trabalham na Educação do Município e, principalmente, para nossos alunos que são o motivo pelo qual lutamos a cada dia por uma educação de qualidade, igualitária e mais justa”, finaliza Jandira.

MATRÍCULAS - Para as famílias que ainda não efetivaram a matrícula, a orientação da Secretaria de Educação é que os pais procurem a instituição escolar mais próxima de sua residência. Não havendo mais vaga nessa instituição, os pais devem comparecer na Secretaria Municipal de Educação.

Das Assessorias 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE