Castro prepara equipes para a revisão do Plano Diretor
O cronograma de revisão deverá ser seguido entre os meses de janeiro e setembro de 2024. Cada etapa deverá contar com a participação da população, representantes de instituições do município e Câmara de Vereadores
Publicado: 02/02/2024, 16:01
Na manhã desta quinta-feira (01), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Castro, nos Campos Gerais, e técnicos da Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e da Cultura (Funpar) reuniram-se pela primeira vez com representantes das secretarias municipais, da Prefeitura de Castro, para discutir a revisão do Plano Diretor (PD) que ocorrerá ao longo deste ano.
O cronograma de revisão deverá ser seguido entre os meses de janeiro e setembro de 2024. Cada etapa deverá contar com a participação da população, representantes de instituições do município e Câmara de Vereadores, sob coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, com apoio das demais secretarias e conselhos municipais. Durante a reunião, inclusive, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Gelson Telles, destacou a importância da participação assídua tanto da iniciativa privada, como de membros das diferentes organizações civis, administração pública e da população em geral.
Conforme evidenciado no encontro, o Plano Diretor, além de ser instrumento da Política de Desenvolvimento Urbano do município, também é composto por eixos que impactam diretamente a vida de toda população. O PD vigente, por exemplo, cujo conteúdo será analisado nas próximas etapas da revisão, tem como diretrizes a Integração regional; Conservação ambiental; Qualificação do Vale do Ribeira; Expansão controlada da urbanização; consolidação dos subcentros; melhoria da mobilidade urbana e rural; preservação da paisagem e da cultura; qualificação do espaço urbano e Qualificação da gestão territorial. Todos os itens têm impacto no cotidiano dos munícipes, e devem ser observados com a devida relevância na tomada de decisões, de empresas, entidades, poder público e comunidade em geral.
Uma das primeiras oportunidades para a discussão dessas diretrizes, das estratégias e das ações que norteiam o Plano Diretor será a Conferência, agendada para o próximo dia 9 de março. A data está reservada para análise do atual PD, eleição dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento, outras análises e discussões e para palestras que esclarecerão sobre o assunto. Para participar, é necessário se inscrever no site da Prefeitura. Em breve, mais informações sobre a Conferência e sobre as demais fases do processo de revisão serão disponibilizadas no site e nos demais canais de comunicação da Prefeitura de Castro.
Das Assessorias