Palmeira quer projeto de melhoria genética em rebanhos
Projeto visa promover a melhoria genética dos rebanhos de ovinos de corte no município
Publicado: 24/01/2024, 16:42
A Prefeitura Municipal de Palmeira, nos Campos Gerais, em parceria com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), implantará um projeto para promover a melhoria genética dos rebanhos de ovinos de corte no município. Isto será realizado através do cruzamento de matrizes existentes no rebanho da propriedade com reprodutores P.O. (Puro de Origem) ou P.C. (Puro por Cruzamento) das raças: Texel, Ile de France, Poll Dorset, Suffolk, Hampshire Down, Dorper e Whithe Dorper, que serão cedidos pela Seab.
O objetivo do projeto é regularizar a escala de produção de cordeiros na região, diversificar a fonte de renda das unidades de produção agropecuária, uniformizar e melhorar a qualidade da carne de ovinos, fortalecer a indústria frigorífica da região e aumentar os índices produtivos (ganho médio diário, taxa de natalidade, taxa de desfrute, lotação animal, entre outros). Com o projeto, espera-se aumentar a oferta de cordeiros para abate com regularidade e padrão de qualidade, a melhoria zootécnica dos rebanhos para produção de carne, o plano de expansão do produtor e aumento do Valor Bruto da Produção (VBP) da região.
CRITÉRIOS - Serão selecionados 20 produtores para serem beneficiados e os escolhidos deverão possuir CAD-PRO ativo; ter o Cadastro Ambiental Rural (CAR) da propriedade; manter o cadastro atualizado do rebanho ovino na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Adapar); dispor de instalações mínimas e adequadas (a serem avaliadas por técnicos da Prefeitura Municipal); apresentar capacidade alimentar e nutricional do rebanho ovino (a ser avaliada por técnicos da Prefeitura Municipal); ter um rebanho de, no mínimo, 20 e, no máximo, 200 matrizes de ovinos de corte; possuir propriedade rural com, no máximo, 250 hectares.
Além de cumprir estes critérios, a decisão da escolha dos produtores deverá ser priorizada no ranqueamento autossuficiência alimentar na propriedade; instalações adequadas à ovinocultura; experiência na ovinocultura e ter participado e/ou estar disposto a participar de cursos voltados à atividade.
PROJETO - O projeto será conduzido da seguinte forma: os 10 reprodutores alocados no município serão compartilhados entre os 20 produtores beneficiados, garantindo que, a cada ano, ambas as estações de monta sejam aproveitadas em cada propriedade beneficiada.
COMO PARTICIPAR - Os produtores interessados em fazer parte do projeto e que se enquadram nos critérios citados acima devem entrar em contato com o Departamento de Agricultura e Pecuária, por meio do telefone (42) 3909-5011 (WhatsApp) ou dirigir-se diretamente à Central de Atendimento ao Cidadão (Prefeitura) no Departamento de Agricultura e Pecuária.
Das Assessorias