Teixeira Soares contará com série de avanços em 2024 | aRede
PUBLICIDADE

Teixeira Soares contará com série de avanços em 2024

Infraestrutura, com o avanço na ligação à BR-277 e áreas prioritárias, como términos das obras do hospital e criação de programa social, foram debatidos pelo prefeito Lula Thomaz e vice-prefeita Juliana Belinoski em entrevista ao Portal aRede

Dupla está à frente da Prefeitura de Teixeira Soares desde o início de 2017
Dupla está à frente da Prefeitura de Teixeira Soares desde o início de 2017 -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Portal aRede deu sequência à série de entrevistas com os prefeitos municipais das regiões Centro-Sul e dos Campos Gerais do Paraná. No terceiro episódio, a conversa foi em dose dupla: Lula Thomaz e Juliana Belinoski, prefeito e vice-prefeita de Teixeira Soares respectivamente, falaram sobre as ações do poder público em 2023.

Entre os destaques estão a criação do programa Renda Boa na assistência social, os avanços no asfaltamento que ligará Teixeira Soares à BR-277, além de uma série de obras na educação e na saúde, como a sequência da construção do hospital a ser entregues nos próximos meses.

Portal aRede – Qual a avaliação da gestão em 2023?

Lula - Teixeira Soares está caminhando nos trilhos do progresso, no rumo certo, diversas coisas acontecendo graças ao trabalho conjunto de prefeito e vice que não medem esforços de buscar o que é melhor para a nossa cidade. O ano de 2023 foi muito produtivo para nós. Diversas obras aconteceram, nós trabalhamos muito, com parcerias sólidas com o Governo do Estado, o Governo Federal, deputados, parceiros de verdade que nos auxiliaram. Nós conseguimos avançar muito, na área de melhoria de estradas, fazendo pavimentação em asfalto no interior, coisa jamais vista no nosso município, calçamento de diversas vias na área rural, cascalhamento. Vivemos dias difíceis com esse período de chuvas, estamos trabalhando com a equipe do rodoviário praticamente de domingo a domingo para que a gente possa restabelecer, uma vez que o município é essencialmente agrícola e nós temos muitas coisas e compromissos com os nossos agricultores.

Juliana - A administração não se faz sozinha, a gente tem aí os colaboradores que nos ajudam muito no dia a dia, essa parceria entre prefeito, vereadores, que faz a grande diferença. E, esse ano foi um ano muito positivo. O desenvolvimento não para. A gente conseguiu estar trabalhando também nas áreas rurais, com as pedras poliédricas avançando, em comunidades como o Rio da Areia de Baixo, do Sítio Novo. Isso faz também com que a gente gere uma certa economicidade para o nosso município.

Portal aRede – Como estão os investimentos na saúde?

Lula - Nós temos muito orgulho em dizer, porque quando nós assumimos, lá em 2017, nós tínhamos um hospital desacreditado, onde, se não me falha a memória, fazia-se um repasse na ordem de R$ 30 mil, insuficiente para fazer gestão em saúde. Nós sabemos a importância, o quão é importante o atendimento humanizado. Dependemos de pessoas. Na maioria das vezes, temos êxito nesse atendimento e algumas vezes não agradamos todo mundo. Mas, nossa essência em atendimento à saúde é a humanização do atendimento. Me lembro que em campanha, em 2016, falavam que o Lula e a Juliana iriam fechar o hospital. Nós não fechamos, nós derrubamos. Estamos inaugurando um novo, nos próximos meses.

Juliana - Outra coisa também que hoje melhorou muito pra nós no nosso município, até a gente conversa com o pessoal do interior, que sempre vem pra cidade, conseguimos colocar o ônibus social, que isso também às vezes impactava na questão de que, muitas vezes, não tinha alguém que trouxesse a pessoa até o nosso município, precisava às vezes vir até buscar um remédio na saúde. Hoje não, ele tem esse transporte gratuito.

VÍDEO
Prefeito e vice estiveram no estúdios do Portal aRede na tarde desta quarta-feira (13) | Autor: Grupo aRede
  

Portal aRede – Na educação, Teixeira Soares é parceiro do Vamos Ler, do Grupo aRede, de longa data. Quais os avanços nesta área?

Lula - O programa Vamos Ler é um exemplo bem claro, nós já somos parceiros há alguns anos. Investindo bastante em qualificação, reforma de escolas, valorização dos professores, oferta de transporte gratuito para o ensino superior e ensino técnico, aquisição de veículos novos, para serem usados no transporte escolar e transporte universitário. Nossa secretária Simone é muito humana, tem desenvolvido um trabalho fantástico à frente das escolas, valorizando os nossos diretores, cursos de qualificação são ofertados, parcerias com a Secretaria de Esportes. Hoje está acontecendo no nosso município quinto JETS, que é a área de esporte integrada com a área de educação. Então, fazendo com que as Secretarias se conversem, a gente consegue um trabalho em rede que dá um resultado positivo

Juliana - Tudo começa pela educação. Inclusive o Portal aRede fez, estes dias atrás, a premiação e temos que parabenizar nossas professoras de todo ensino municipal. Porque o trabalho que elas fazem, elas realmente se dedicam. Esses dias estive numa feira que eles fizeram no Centro de Eventos, a criatividade de cada professor, aluno, que passaram fazendo seus trabalhos, chega a emocionar pelo trabalho e dedicação que os professores têm com esses alunos.

Portal aRede – Em relação às obras, o que podemos destacar no município? 

Juliana - Com relação às obras, vem avançando bastante, com muitas calçadas hoje dentro do município, em média de R$ 1 milhão em investimento, melhorando o acesso. Outra coisa também que a gente fez agora e vai ser inaugurado na sexta-feira, a Casinha do Trem, estamos com essa estrutura pronta. Também temos uma quadra de esportes junto ao Centro de Eventos, está saindo uma pista de skate, onde haverá também uma pista de caminhada, indo do centro da cidade e chegando até o Centro de Eventos.

Lula - Quando a Juliana fala em avançar três quilômetros de asfalto para a BR-277, nós sabemos a importância disso. Nós vamos ligar a Teixeira Soares à principal artéria do Paraná, que é a BR-277. Então já tem seis quilômetros prontos, com mais três vão para nove, vão faltar seis, se Deus quiser para ser concluído no ano de 2025. Investimos bastante em ampliação da rede elétrica dentro do município. As coisas estão sendo trabalhadas de forma muito harmônica e organizada, sem comprometer a saúde financeira do município. Estamos aí caminhando para um fechamento de ano, onde passaremos com um saldo positivo. Marco importante também em obra que me chama muito a atenção e eu não poderia deixar de falar:  eu quero agradecer a Câmara de Vereadores de Teixeira Soares. O prédio histórico lá, onde funcionou por muitos anos a Prefeitura Municipal, depois transformou-se na Secretaria Municipal de Educação. E nós, com aquele trabalho de formiga, temos hoje, sem dúvida nenhuma, a Câmara Municipal de Vereadores mais bonita de toda a nossa região.

Portal aRede –  Quais os principais destaques da área de assistência social?

Lula - Nós temos a EMAESM, que trata a saúde mental das pessoas, e o Renda Boa Teixeira Soares, que é um programa muito bacana: nós tínhamos vários pedidos dentro da Prefeitura para que a gente ajudasse as pessoas que precisam. Eu e a Juliana pensamos, trabalhamos muito a ideia e criamos o Renda Boa Teixeira Soares, onde as pessoas procuram, faz-se o cadastro, as pessoas trocam serviços, limpam a cidade, plantam flores, limpam o banheiro público para receber seu dinheiro.

Juliana - Nós trabalhamos no Centro de Convivência, que o secretário faz esse trabalho. Junto com o Renda Boa tem o Programa da Família também, que ele faz esse trabalho juntamente com todas essas pessoas, que algumas inclusive estão no Renda. A cidade tem se transformado com a questão da limpeza, é diária, as meninas, os homens mesmo, estão lá fazendo limpeza, cuidando das flores, jardins. Então você vê a empolgação delas lá trabalhando.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE