AMCG garante desenvolvimento para os Campos Gerais | aRede
PUBLICIDADE

AMCG garante desenvolvimento para os Campos Gerais

Em 2023, Associação atuou por melhorias nos repasses realizados às prefeituras, garantiu apoio para o setor de saúde a nível regional e estreitou a relação junto ao Governo do Estado

A presidente da Associação e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, relembra que a união entre os gestores locais foi fundamental para as conquistas viabilizadas no decorrer do ano
A presidente da Associação e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, relembra que a união entre os gestores locais foi fundamental para as conquistas viabilizadas no decorrer do ano -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) promoveu em 2023 uma série de iniciativas em prol dos 19 municípios que compõem a entidade. Ao longo do ano, a AMCG atuou por melhorias nos repasses realizados às prefeituras, garantiu apoio para o setor de saúde a nível regional e ampliou a representatividade juntos às esferas estadual e federal. 

A presidente da Associação e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, relembra que a união entre os gestores locais foi fundamental para as conquistas viabilizadas no decorrer do ano. “Os prefeitos e prefeitas da região realizam um trabalho espetacular com apoio da AMCG. Nossa gestão busca uma mobilização diferenciada junto às nossas cidades, buscando recursos e também realizando campanhas nas mais diversas áreas. A Associação está aí para isso: garantir suporte para as prefeituras nos setores de finanças, infraestrutura, saúde, educação, entre outros”, apontou.

MELHORIAS - A queda nos repasses referentes ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), ICMS e tributos municipais foi uma das principais dificuldades enfrentadas pelos municípios em 2023. A fim de amenizar o cenário de crise, a AMCG participou da mobilização ‘Sem repasse justo, não dá’, organizada pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

De acordo com Elisangela, a manifestação trouxe resultados positivos para a região. “Com relação ao FPM, foi realizada a antecipação de algumas parcelas por meio do Governo Federal. Com relação aos recursos estaduais, recebemos uma ajuda importante no setor de saúde. Os municípios receberam um aporte para garantir o pagamento de consultas e exames especializados. Também houve repasses importantes para ampliar a compra de medicamentos”, lembrou.

Ela ainda destacou a importância do apoio dado aos municípios em outras frentes. “O custeio do transporte escolar, uma demanda antiga dos municípios, também recebeu um aporte importante por parte do Governo do Estado. São repasses que trazem um fôlego muito grande para as finanças das prefeituras. A AMCG participou ativamente disso”, disse.

FOMENTO - A presidente ainda aponta que existem avanços com relação ao incentivo à industrialização regional. “Nosso trabalho é mostrar que cada município dos Campos Gerais tem capacidade para receber uma grande indústria. Junto dos prefeitos e equipes técnicas, conversamos com a equipe da ‘Invest’ Paraná para expor algumas estratégias. Na ocasião, foi apresentado um aplicativo por meio do qual o município pode se apresentar para possíveis parceiros. Por meio da autuação da nossa equipe dentro da AMCG, atualizamos o Mapa de Potencialidades dos Campos Gerais, que será distribuído a fim de expor ainda mais todos os atrativos das 19 cidades”, lembrou.

Elisangela ainda falou sobre a possibilidade da região em receber uma nova empresa. “Recentemente, foi anunciado que uma grande empresa está interessada em se instalar aqui no Paraná. A AMCG já se pronunciou, junto ao Governo do Estado, com o interesse dos Campos Gerais em receber esse empreendimento. Já iniciamos um trabalho, mas queremos potencializar ainda mais a industrialização”, relatou.

Incentivo ao setor turísticoOutro tema considerado essencial dentro da Associação é o apoio ao turismo dos Campos Gerais. “A AMCG sempre foi muito presente no setor. Neste ano tivemos a oportunidade de receber a visita do Ministro do Turismo, Celso Sabino, aqui no município de Carambeí e também em Ponta Grossa. Foi um momento importante para expor o potencial dos Campos Gerais”, afirmou.

A presidente ainda concluiu reforçando o compromisso com o segmento. “Para o ano que vem, pretendemos ampliar algumas frentes de atuação para fomentar essa questão. O primeiro passo foi a criação da TV AMCG, mostrando o trabalho de cada prefeito e ajudando a divulgar o turismo regional como um todo. Acredito que todas as nossas cidades têm essa perspectiva de crescimento neste ponto. O turismo traz geração de emprego e riquezas”, concluiu. 

ASSOCIAÇÃO - A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social.

Das Assessorias 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE