Centro da Juventude em Castro celebra 11 anos de atividades
Mais de 400 jovens frequentam a unidade; para os que focam na preparação para o mercado de trabalho, a unidade oferece cursos preparatórios
Publicado: 21/11/2023, 17:42
Em 2023 o Centro da Juventude Wallace Thadeu de Mello e Silva (Ceju) celebra 11 anos de atividade. E, como bem lembra a coordenadora Erika Kakimoto, são muitas ações e um número cada vez maior de adolescentes e de jovens participantes, seja para engajamento no mercado de trabalho, pelas opções de entretenimento, pelos cursos e oficinas, ou pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Atualmente 418 usuários frequentam regularmente o Ceju, onde são desenvolvidas oficinas de teatro, dança, artes visuais, desenho, grafite e música, tem academia, aulas de Muay thai, pista de skate, espaços para as práticas de Vôlei, Futsal e Beach tennis, que é a mais nova e muito aguardada entre as modalidades. Esse ano muitos deles ainda tiveram a oportunidade de mostrar todo seu talento na I edição do The Voice Ceju e no Concurso de Desenho, realizados justamente para dar visibilidade às aptidões dos jovens que passam pela unidade e às oficinas realizadas.
Ao longo do ano, os usuários também podem participar do programa Agentes de Cidadania, através do qual desenvolvem projetos sociais, no local ou em outros espaços de convivência, para auxílio de outros jovens ou de idosos. O programa já conta com 60 adolescentes, que participam ativamente e em contrapartida, recebem bolsa de 306 reais por mês. O município tem o maior número de bolsistas do programa, no Estado do Paraná.
E, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos os jovens usuários do Centro da Juventude ainda participam de atividades com temas voltados a Assistência Social. “Neste mês de novembro estamos buscando conteúdo sobre a Consciência Negra, e encerramos com uma apresentação cultural sobre o tema, ou caminhada alusiva”, explica Erika.
Para os que focam na preparação para o mercado de trabalho, a unidade oferece cursos preparatórios, através de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “Temos a felicidade de ter um número de concluintes nos cursos acima do esperado. Muitos jovens que enviaram seus currículos para as empresas após conclusão, hoje estão no mercado de trabalho e os que participavam do programa Agentes de Cidadania deixaram suas vagas para outro adolescente, ou seja, celebramos com muita realização o sucesso de todos os envolvidos, este ano foi de muito movimento e alegrias. E é bom lembrar que temos vagas durante o ano todo e que o jovem que se interessar em fazer parte do Ceju, pode entrar em contato conosco hoje mesmo”, finaliza a coordenadora.
Das Atividades