TCE divulga ranking das cidades mais transparentes na região | aRede
PUBLICIDADE

TCE divulga ranking das cidades mais transparentes na região

O primeiro município dos Campos Gerais, entre 28 participantes, a aparecer no ranking estadual é Sengés, com Selo Diamante, na 17ª posição

O primeiro município dos Campos Gerais, entre 28 participantes, a aparecer no ranking estadual é Sengés, com Selo Diamante, na 17ª posição
O primeiro município dos Campos Gerais, entre 28 participantes, a aparecer no ranking estadual é Sengés, com Selo Diamante, na 17ª posição -

Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou, na segunda-feira (13), o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de 2023. Foram avaliados portais de 386 prefeituras paranaenses. 

O levantamento avalia o nível de transparência no site dos municípios, a divulgação de informações importantes sobre estrutura organizacional, recursos, processos, entre outros. Os portais municipais foram classificados a partir dos índices obtidos, que variam de 0% a 100% e classificados como sendo selo Diamante, com índice variando entre 95% e 100%; Ouro entre 85% e 94%; Prata de 75% a 84%; Elevado de 75% a 100%; Intermediário entre 50% e 74%; Básico de 30% a 49%, Inicial entre 1% e 29% e Inexistente para os que não alcançaram percentuais. As categorias Diamante, Ouro e Prata, atendem 100% dos critérios essenciais.

O primeiro município dos Campos Gerais, entre 28 participantes, a aparecer no ranking estadual é Sengés, com sendo Diamante, na 17ª posição (entre 386 prefeituras avaliadas), com um percentual de 96,21% de índice de transparência na gestão pública, atendendo 100% dos critérios essenciais na avaliação.

Na sequência, aparece Palmeira, na 26ª colocação no Estado, com percentual de 95,37, também na categoria Diamante. O município de Guamiranga figura na 32ª posição, com percentual de 94,81%, sendo classificado como Ouro.Aparecem na categoria Ouro os municípios de Fernandes Pinheiro, São Mateus do Sul, Ponta Grossa, Castro, Jaguariaíva e Mallet.

MUNICIPAL – De modo geral, segundo o Tribunal de Contas, as prefeituras do Paraná atingiram um índice médio de 75,33%. As prefeituras que ficaram com nota máxima no ITP 2023 foram Santa Isabel do Ivaí, Rio Branco do Sul e Rosário do Ivaí.

Considerando os 10 maiores municípios paranaenses, o primeiro é Foz do Iguaçu, com índice de 97,97%. Na sequência aparecem Maringá, com 95,03%; Londrina, 94,01%; Paranaguá, 92,50%; Cascavel, 88,98%; Ponta Grossa, 88,72%; São José dos Pinhais, 82,44%; Guarapuava, 81,10%; Curitiba, 76,78% e Colombo, 69,00%.

O Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) é realizado também com órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União.

PRAZO - Para participar do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), os gestores receberam prazo para adequarem os portais de transparência e preencheram um questionário eletrônico. O prazo se encerrou em agosto deste ano.

Na sequência, foi realizada a validação, pelo TCE do Paraná, das informações preenchidas pelos gestores, o que significa a verificação das evidências indicadas em cada item do questionário eletrônico.

Para tanto, foi criado um mutirão de servidores do TCE-PR. Além disso, o auxílio do controle social, com a participação de 20 voluntários do Observatório Social do Brasil, do Observatório de Gestão Pública de Londrina e do Observatório Social de Maringá, foi fundamental para alcançar os objetivos do atual ciclo de avaliação da transparência pública. O TCE-PR realiza a aferição do ITP desde 2019.

Imagem ilustrativa da imagem TCE divulga ranking das cidades mais transparentes na região
 
Imagem ilustrativa da imagem TCE divulga ranking das cidades mais transparentes na região
 
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE