Teixeira Soares recebe o selo Caixa Gestão Sustentável | aRede
PUBLICIDADE

Teixeira Soares recebe o selo Caixa Gestão Sustentável

O selo é uma iniciativa do banco voltada ao reconhecimento dos municípios que aplicam boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) na gestão pública local

Durante a cerimônia, o superintendente executivo de Governo, Marques Calixto entregou o certificado ao prefeito municipal Lula Thomaz
Durante a cerimônia, o superintendente executivo de Governo, Marques Calixto entregou o certificado ao prefeito municipal Lula Thomaz -

O município de Teixeira Soares recebeu, nesta terça-feira (07), um importante reconhecimento: o selo Caixa Gestão Sustentável nível Cristal. Durante a cerimônia, o superintendente executivo de Governo, Marques Calixto entregou o certificado ao prefeito municipal Lula Thomaz. O selo é uma iniciativa do banco voltada ao reconhecimento dos municípios que aplicam boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) na gestão pública local, utilizando de maneira sustentável seus recursos e proporcionando aumento de bem-estar e qualidade de vida aos munícipes. 

O município de Teixeira Soares atingiu 13 indicadores, entre eles estão o índice de tratamento de esgoto, coleta seletiva, saneamento básico, cobertura de UBS e APS, qualidade de educação, vulnerabilidade social, capacidade de investimentos, capacidade de pagamento, atendimento à LRF – Despesas com Pessoal, regularidade das contas públicas - CAUC, certificação de governança, pegada de carbono e plano de gerenciamento de riscos e desastres.

“Na data de ontem, através da superintendência da Caixa Econômica Federal, o município de Teixeira Soares recebeu um importante selo de certificação, o selo cristal. Esse selo garante uma administração séria e com sustentabilidade. Foi uma luta muito grande para conseguirmos esse selo, provando que com uma equipe coesa e unida nós podemos melhorar cada vez mais, e vamos em busca do selo diamante”, comemora o prefeito Lula Thomaz.

O evento também contou com a participação da vice-prefeita Juliana Belinoski, do presidente da Câmara de Vereadores Carlos Gorte, do vereador Geronimo Tasior, da superintendente executiva de Varejo, Anita Martinelli Palma Antonieto; o gerente geral de Rede, Alain Rafael Bottega; o gerente de filial de Governo, Célio Américo Isidoro; a coordenadora de filial de Governo, Kelly Cristina Bottega; o supervisor de filial de Governo, Jeferson César Peres e equipe da administração municipal.

Para a vice-prefeita, Juliana Belinoski, "esse é um momento de muita alegria para nós, enquanto gestores públicos e também enquanto munícipes, onde o nosso município foi contemplado com esse selo oferecido pela Caixa Econômica Federal. O município que fez um trabalho responsável diante das contas públicas e ambientalmente correto. O nosso município, ao longo desses anos, teve uma grande parceria com a Caixa Econômica Federal. Portanto, dentro desses critérios da boa governança, responsabilidade, sustentabilidade socioambiental na gestão pública municipal, então, nós fomos presenteados com esse Selo Municipal mais Azul Caixa nível Cristal", disse Juliana. 

Selo avalia 20 indicadores públicos

O selo é um reconhecimento concedido pela Caixa Econômica aos municípios que, a partir de uma avaliação, apresentam 20 indicadores públicos que apontam a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental na gestão pública local. Entre os benefícios está o fácil acesso e mais facilidades na contratação de serviços da instituição.

O Selo também é uma maneira de apoiar os municípios a alcançarem as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas por meio da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) com ações de combate à pobreza e proteção do meio ambiente e do clima. 

As quatro categorias avaliadas

Os indicadores são separados em quatro categorias: ambiental, social, governança e climático. No primeiro, são considerados o acesso à água e à coleta de esgoto, o índice de tratamento de esgoto, a coleta seletiva, o saneamento básico e a eficiência energética. 

No social, são avaliados à cobertura de atendimento por creche e de Unidade Básica de Saúde e Atenção Primária à Saúde, a qualidade da educação básica, a atualização cadastral, o plano municipal de habitação e vulnerabilidade social.

Na governança, a capacidade de investimento, entre outros e no climático o gerenciamento de riscos. 

Das Assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE