AMCG se mobiliza para levar apoio a cidades afetadas pelas chuvas | aRede
PUBLICIDADE

AMCG se mobiliza para levar apoio a cidades afetadas pelas chuvas

Associação lança campanha para arrecadar produtos com o objetivo de dar apoio às famílias de Porto Amazonas e São João do Triunfo

Prefeitos de Porto Amazonas, Elias da Costa; de Carambeí, Elisangela Pedroso; e de São João do Triunfo, Abimael do Valle
Prefeitos de Porto Amazonas, Elias da Costa; de Carambeí, Elisangela Pedroso; e de São João do Triunfo, Abimael do Valle -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) lançou nesta segunda-feira (16) uma campanha para arrecadar produtos de limpeza, higiene pessoal e alimentos para as famílias afetadas pelas fortes chuvas em Porto Amazonas e São João do Triunfo. As doações podem ser encaminhadas para todas as 19 prefeituras que fazem parte da entidade e na própria sede da AMCG, na rua Ataulfo Alves, 351 - Vila Estrela, em Ponta Grossa.

Além dos municípios que sofreram maiores prejuízos por conta do temporal, a campanha conta com o apoio das cidades de Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Reserva, Sengés, Telêmaco Borba e Ventania.

Em entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede, a prefeita de Carambeí e presidente da Associação, Elisangela Pedroso (PSB), falou sobre a importância da iniciativa e convocou apoio da população regional. “Estive em contato com os prefeitos de São João do Triunfo e Porto Amazonas, que nos atualizaram sobre a amplitude dos estragos. Solicitamos o apoio das prefeituras para incentivar a arrecadação e também viabilizar a logística necessária para a entrega dos produtos”, explicou a gestora.

Mapeamento

Elisangela também mencionou que a AMCG ainda trabalha em um levantamento com o intuito de mapear todos os prejuízos ocasionados pelas fortes chuvas. 

Segundo ela, a intenção dos prefeitos é solicitar um apoio ao Governo do Estado e aos demais representantes políticos da região com o objetivo de viabilizar os recursos necessários para amenizar os danos estruturais em diferentes municípios. Como exemplo, a presidente citou os problemas em localidades no interior e a preocupação com a manutenção de estradas rurais.

Estragos nas cidades

A situação mais grave é em Porto Amazonas, onde cerca de 100 famílias foram afetadas diretamente pelos alagamentos ocasionados pela cheia do Rio Iguaçu, de acordo com a Defesa Civil. Além das doações de produtos, o município também necessita de materiais de construção. A gestão municipal decretou situação de emergência nesta segunda-feira (16).

O prefeito Elias Gomes da Costa atualizou a situação do município. “A situação foi bem crítica, com mais de 400 pessoas afetadas. Conseguimos acolher as famílias em espaços públicos. Estamos correndo para dar o apoio necessário. A Defesa Civil, o Governo do Estado e os outros municípios tem nos ajudado muito”, avaliou o gestor.

Em São João do Triunfo, certa de 40 famílias ficaram desabrigadas. Os principais estragos ocorreram em comunidades do interior. O prefeito Abimael do Valle também acompanha a situação.

Gestores garantem ações de apoio

Em União da Vitória, o nível do Rio Iguaçu está em 7,7 metros, de acordo com a atualização mais recente. A cidade foi uma das mais atingidas por alagamentos. “Em união com o Governo do Estado do Paraná, a Prefeitura de União da Vitória e a sociedade civil, vemos a força da solidariedade em cada doação recebida”, escreveu o prefeito Bachir Abbas no Instagram. O Estado também homologou nesta segunda-feira (16) o decreto que declara situação de emergência na cidade de Rio Azul. O documento foi assinado pelo prefeito Leandro Jasinski.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE