Ambulatórios da região debatem sobre a saúde do idoso | aRede
PUBLICIDADE

Ambulatórios da região debatem sobre a saúde do idoso

As ações aconteceram nos municípios de Castro e Telêmaco Borba

Na Linha de Cuidado da Saúde do Idoso o paciente pode contar com atendimento do médico geriatra, farmacêutico, fisioterapeuta e enfermeiro
Na Linha de Cuidado da Saúde do Idoso o paciente pode contar com atendimento do médico geriatra, farmacêutico, fisioterapeuta e enfermeiro -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) realizou na última semana ações sobre a importância e o papel da geriatria na vida do idoso nos Ambulatórios localizados nos municípios de Castro e de Telêmaco Borba. Durante as atividades, a geriatra Leidi Daiana Teider esclareceu sobre o funcionamento da Linha de Cuidado da Pessoa Idosa para as equipes multiprofissionais, e sobre síndromes geriátricas para os pacientes. “Foram diversos os questionamentos. Nossa equipe pode aproveitar e esclarecer suas dúvidas”, destacou a coordenadora da subsede de Castro, Flávia Queiroz.

As atividades inloco realizados pelas equipes multiprofissionais fazem parte de uma das funções do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, o Qualicis. “Foi por meio do Qualicis que implantamos as Linhas de Cuidado. Estas atividades fazem parte das ações educacionais e de matriciamento propostas pelo Programa”, destaca a diretora do CimSaúde, Pâmela Costa, antecipando ainda que os municípios que aderiram à Linha de Cuidado da Pessoa Idosa também devem receber as orientações da geriatra e sua equipe.

Na Linha de Cuidado da Saúde do Idoso o paciente pode contar com atendimento do médico geriatra, farmacêutico, fisioterapeuta e enfermeiro. “A geriatria vai abranger desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento das doenças, reabilitação funcional e dos cuidados paliativos. O processo de envelhecimento impacta no comportamento orgânico, na qualidade de vida, autonomia, demandando abordagens diferenciadas”, esclarece a geriatra, destacando que a equipe multidisciplinar é especializada no atendimento da pessoa idosa para atender as diferentes comorbidades.

Entre as comorbidades citadas, estão a hipertensão arterial e diabetes, depressão, demências e doença de Parkinson, doenças neurológicas, perda da funcionalidade, doenças respiratórias e pacientes em cuidados paliativos. “O processo do envelhecimento é inevitável. Vão ocorrer alterações fisiológicas em órgãos e sistemas, independente de querer ou não envelhecer. Entretanto, a maioria dos idosos apresentam comorbidades associadas ao envelhecimento que podem ser minimizadas com cuidados adequados”, avalia a profissional.

A Linha de Cuidados da Saúde do Idoso foi implantada no CimSaúde recentemente. “Temos apresentado uma evolução gradual dos atendimentos, com início dos retornos e com avaliações positivas dos resultados obtidos até o momento”, conta Leidi.

Para a geriatra, no geral, há poucos profissionais especializados para atender a saúde do idoso. “Tendo em vista a um aumento da sobrevida e um aumento da população idosa. A projeção para 2050 é que mais da metade da população será idosa”, aponta. “Os municípios têm dificuldade de estruturar uma equipe multidisciplinar para atendimento dessa população, sendo necessário o encaminhamento para centros especializados”, complementa.

Prevenção

Pensando em envelhecer da melhor forma, a geriatra ainda deu algumas dicas. “É necessário realizar consultas periódicas, manter alimentação saudável, atividade física, uma boa qualidade de sono, manter-se hidratado, socializar, estimular memória (leitura, jogos, atividades de lazer)”, exemplifica, destacando que estas ações servem para manter autonomia e qualidade de vida, diminuir risco de internamentos e excesso de medicamentos.

Informações: Assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE