Jaguariaíva decreta estado de calamidade pública após temporal | aRede
PUBLICIDADE

Jaguariaíva decreta estado de calamidade pública após temporal

Município busca soluções rápidas para conter os estragos causados pelas chuvas do fim de semana. Decreto foi assinado pela Prefeita Alcione Lemos após reunião com a Defesa Civil

Estragos atingiram diferentes regiões da cidade no último sábado. Parte do asfalto cedeu na PR-251, na altura do km 214
Estragos atingiram diferentes regiões da cidade no último sábado. Parte do asfalto cedeu na PR-251, na altura do km 214 -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A prefeita de Jaguariaíva, Alcione Lemos (União), decretou estado de calamidade pública no município após as fortes chuvas ocorridas no último fim de semana. A decisão foi tomada após uma reunião entre a chefe do Executivo e representantes da Defesa Civil, realizada na manhã do último domingo (8). O encontro teve como foco a elaboração de ações imediatas em resposta às fortes chuvas que atingem o município.

A principal ocorrência foi registrada na noite de sábado (7), quando uma parte do asfalto da PR-151, localizada no perímetro urbano da cidade, cedeu por conta do temporal. A prefeita Alcione mantém contato com a Coordenadoria da Defesa Civil e também com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística. O tráfego de veículos segue interrompido no local e os desvios ocorrem por meio do perímetro urbano da cidade.

O estado de calamidade pública consiste em um cenário de anormalidade em que o poder público municipal reconhece que sua atuação está amplamente comprometida. Em situações como essa, o Governo Federal deve intervir para prestar apoio e garantir os recursos e atuações necessárias. No decreto publicado pela Prefeitura, a gestão alega como justificativa os impactos logísticos, sociais e financeiros dos danos observados na PR-151.

VÍDEO
Estragos atingiram diferentes regiões da cidade no último sábado. Parte do asfalto cedeu na PR-251, na altura do km 214 | Autor: Reprodução/Redes Sociais
  

Sistemas de água foram danificados

As chuvas em Jaguariaíva também ocasionaram o rompimento de uma adutora no Jardim Primavera, que foi consertado ainda no último domingo (8). Segundo a Autarquia Municipal de Saneamento Básico (Samae), o sistema de abastecimento foi normalizado e retorno será gradual. O sistema abastece as regiões do Primavera, Boa Vista, Santa Cecília e Vila Kennedy.

Sobre o sistema da ETA Matarazzo, que atende os bairros da Cidade Baixa e Cidade Alta e também foi danificado, as equipes da Samae permanecem trabalhando no local do rompimento, e o serviço está em fase de conclusão, pois foram necessárias várias soldas, tendo em vista que parte da tubulação rompida é de ferro. Por conta do volume de água no córrego, e da forte chuva, se realizada ontem, a solda não “firmaria”.

Em nota divulgada nesta segunda (9), a Autarquia explicou que, ao término do conserto, será religado registro principal da ETA Matarazzo, para reposição do nível do reservatório de 2 milhões de litros, que por sua vez, abastece vários outros reservatórios da cidade, que terão seus níveis de reabastecimento por recalque (sistema de bombeamento). Ao mesmo tempo, as redes de água também terão que encher, assim como estão sendo tomados os devidos cuidados em relação ao tratamento da água, incluindo análise de turbidez, etc.

“Nossas equipes trabalharam incansavelmente no final de semana, mesmo com chuva e a noite, e continuam empenhadas para concluir o serviço com maior brevidade possível; porém, a normalização efetiva e total do fornecimento de água, poderá ocorrer somente à noite, ou amanhã”, diz outro trecho do comunicado.

Doações para famílias

Famílias também ficaram desalojadas após o temporal. Para garantir o apoio necessário, o administração local, por meio da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, promoveu uma campanha de doações. Nesta segunda-feira (9), a gestão agradeceu a todos os moradores que destinaram recursos. No momento, as doações devem se concentrar em Itens de higiene e limpeza em geral, utensílios de uso doméstico e móveis. As entregas devem ser feitas no Centro de Convivência do Primavera, ao lado do Ginásio Mirandinhas. O telefone para contato é o (43) 99976-1502.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE